Gilmar Rosa, o Maninho (Podemos), projeta trabalhar em harmonia com o poder Executivo
A Câmara de Vereadores de Jaguaruna será comandada pelo Podemos, PL e PP nos próximos quatro anos. O primeiro a assumir a presidência será o vereador eleito pelo Podemos, com 540 votos, Gilmar Rosa, o Maninho.
O segundo ano terá o único vereador eleito pelo PL, Júlio Marques Pereira (491 votos), como presidente. No terceiro ano de mandato, o partido do prefeito volta a assumir a presidência com o vereador Dirceu Rodrigues (722 votos). No último ano, em 2028, o comando fica com o vereador Ismael Piuco (440 votos), do Progressistas.
O prefeito reeleito Laerte Silva (Podemos) participou das articulações e acredita que haverá harmonia entre os poderes Executivo e Legislativo na próxima gestão.
A reunião também contou com a presença dos vereadores eleitos Jaci (Podemos) e César Damiani (Novo), que abriram mão da presidência.
Legislativo em 2025
Um dos vereadores mais votados para a nova legislatura, o ex-secretário de Administração e Finanças do município Gilmar Rosa, o Maninho (Podemos), projeta trabalhar em harmonia com o Executivo.
“Como secretário do município, sei bem o que passamos com os atuais vereadores, e a partir de 2025 nossa postura será trabalhar alinhado com o Executivo, mas sem deixar de cumprir nosso papel de legislar e fiscalizar”, diz.
Gilmar afirma que houve comum acordo durante a reunião para definir os nomes que comandarão a mesa diretora da Câmara e que o objetivo é fazer o rodízio entre os partidos.
Com sua atuação no Poder Executivo, no setor de Administração e Finanças, Gilmar, agora no Legislativo, pretende aprovar projetos que estão em fase de conclusão, como o novo código tributário, a revisão do plano diretor e o georreferenciamento.
“São projetos que precisam ter prioridade. O código tributário e o plano diretor estão desatualizados há 10 anos, e nosso foco é trazer para a votação na Câmara já no primeiro semestre. Também estamos acompanhando a situação dos impactos das questões que envolvem a APA da Baleia Franca, e vamos trabalhar para buscar soluções junto à comunidade.”
O futuro presidente da Câmara também destaca que incentivará a todos os vereadores a buscarem recursos através de emendas parlamentares para execução de projetos para o município.
“Há poucos dias estivemos em Florianópolis visitando nossos deputados e queremos contribuir para tirar projetos do papel, como a ligação entre os balneários. O projeto está estimado em cerca de R$ 57 milhões, e precisamos de recursos do governo estadual e federal para execução. Se cada vereador conseguir recursos e se unir em prol do município, teremos um mandato muito produtivo”, diz Gilmar.