Jairo de Souza será o próximo presidente da Câmara de Treze de Maio; ele destaca seus principais projetos para o mandato a partir de 2025
Jairo de Souza, o Jairo do Hospital, será o próximo presidente da Câmara de Vereadores de Treze de Maio a partir de 2025. Vereador mais votado pela coligação PP-PSD com 464 votos, já iniciou as articulações para buscar investimentos em diferentes setores do município, principalmente para o Hospital São Sebastião, que passa por obras de ampliação.
Com apoio do padre Nilvado Ceron, diretor do hospital, Jairo, que atua como administrador da unidade, conquistou emendas parlamentares com o deputado estadual Julio Garcia (PSD) para dar continuidade à obra, orçada em cerca de R$ 13,5 milhões.
“Só tenho a agradecer ao padre Nivaldo e todo o Conselho Administrativo do hospital, por terem apoiado esse projeto, e por isso coloquei meu nome à disposição para ser vereador novamente. Sabemos que é necessário ter uma representação política para alcançar os recursos e eu conheço o caminho. O deputado Julio Garcia garantiu emenda de mais um R$ 1 milhão para o próximo ano, para concluirmos essa importante obra”, comenta.
Além de recursos para o hospital, Jairo diz que a saúde será sua principal bandeira. Ele pretende visitar as unidades de saúde e outras estruturas públicas para fiscalizar e ouvir os servidores e a população. “Vou ser o fiscalizador. O povo me deu essa prerrogativa ao me eleger, e vou acompanhar de perto para cobrar o que precisa melhorar”, diz.
Criação da Secretaria de Turismo será prioridade
Como próximo presidente da Câmara, Jairo afirma que a aprovação do projeto que cria a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte será uma das pautas prioritárias. Para ele, ter a secretaria desvinculada da Educação é fundamental para agilizar investimentos neste setor.
“Treze de Maio tem potencial e não está sendo explorado. Precisamos urgentemente criar a Secretaria do Turismo e vamos agilizar o projeto dentro da legalidade. Precisamos investir em pousadas, hotéis, gastronomia. Inclusive já conversei com a deputada federal Julia Zanatta (PL) para buscar emendas para esse setor, que será uma das principais fontes econômicas do nosso município nos próximos anos”, destaca o vereador eleito.
Canal de comunicação
Com experiência no Legislativo, Jairo pretende ser um vereador atuante e próximo da população. Como presidente, quer criar um canal de comunicação direto entre a Câmara e o cidadão pelo WhatsApp. “Queremos criar um vínculo com a sociedade para ouvir as demandas. Esse número será específico para a população dar sugestões ou fazer denúncias, e todos os vereadores terão acesso”, explica.
Desburocratização para a moradia
Com os custos elevados da habitação em Treze de Maio, o vereador eleito também tem projetos para desburocratizar a legislação para implantação de novos loteamentos.
A ideia é facilitar a moradia e atrair mão de obra para atuar no setor têxtil e em tantos outros, que movimentam a economia local. “Fizemos um levantamento e temos mais de 400 pessoas que vêm de outras cidades para trabalhar aqui nas facções, mas não conseguem ficar e investir no município pelo alto custo dos terrenos. Nossa atual legislação dificulta o empreendedorismo em relação aos loteamentos com toda a burocracia exigida”, avalia.
Uma das soluções seria a criação do Instituto do Meio Ambiente Municipal, para facilitar o acesso às documentações necessárias. “Isso é uma coisa que vou lutar para que o prefeito se sensibilize, para a implantação do Instituto do Meio Ambiente Municipal e resolver o problema da moradia. Esse povo que vem de fora conseguiria ficar aqui e movimentar a economia no município”, defende.
“A Câmara não é um puxadinho da prefeitura”
Vereador de oposição, Jairo diz que para ter harmonia entre Executivo e Legislativo a palavra-chave seria respeito de ambas as partes, mas enfatiza que a Câmara é um poder independente e que precisa cumprir seu papel de legislar e fiscalizar as ações do Executivo.
“A Câmara de Vereadores não é um puxadinho da prefeitura. Não é um lugar onde se manda um projeto na segunda de manhã para à noite já aprovar. Cada caso é um caso. Se houver o respeito, e tudo que for para o bem do município, vamos aprovar, e o que estiver errado, vamos cobrar, porque é a nossa função ser o fiscalizador. Quando tem uma oposição forte, tem um prefeito forte. Numa democracia, é assim que funciona”, ressalta o vereador eleito.
Jairo diz que possui diversos projetos para melhorias no esporte e na educação e que terá o apoio de lideranças na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados.
“Estivemos visitando os gabinetes e alguns deputados se comprometeram em encaminhar emendas, como Julio Garcia (PSD), Zé Milton (PP), Pepê Collaço (PP) e Ana Campagnolo (PL). Os deputados federais Daniel Freitas (PL) e Julia Zanatta (PL) também receberam nossas demandas”, afirma.