A ação está marcada para o dia 25 de outubro para conscientização ambiental e coleta de resíduos
O Coletivo Lixo Zero de Jaguaruna organiza uma ação de paralisação dando abertura à Semana Lixo Zero. A ação será no dia 25 de outubro, a partir das 9h até as 15h, ao lado da ponte no Centro da cidade.
A iniciativa visa promover a conscientização ambiental e a coleta de resíduos na comunidade. O evento ocorre simultaneamente em mais de 300 municípios do Brasil.
Haverá pontos de entrega para uma variedade de resíduos, incluindo recicláveis, eletrônicos, pneus, baterias, lâmpadas e óleo usado. “Incentivamos a população a participar trazendo esses materiais, contribuindo para um ambiente mais limpo e sustentável. Além disso, montaremos tendas de educação e sensibilização ambiental, em parceria com o projeto Pro Franca, Meu Lugar, onde os participantes poderão aprender sobre práticas sustentáveis e a importância da preservação do meio ambiente das nossas praias”, explica a bióloga Vanessa Pacheco, idealizadora do Coletivo.
O Samae também estará presente com uma tenda dedicada à conservação da água, realizando análises de água de poços artesianos e fornecendo informações sobre o uso responsável dos recursos hídricos.
O Instituto do Meio Ambiente de Jaguaruna (IMAJ) fará a divulgação da coleta seletiva e a distribuição de mudas para a comunidade, promovendo o engajamento em práticas sustentáveis.
A bióloga conta que esse ano terá uma novidade. “Uma novidade deste ano é o projeto "Moeda Verde", que incentivará a participação da comunidade em ações de destinação correta de resíduos e reciclagem. Os participantes poderão trocar materiais recicláveis por recompensas, promovendo uma cultura de valorização da sustentabilidade”, destaca.
A semana Lixo Zero contará com outras ações sendo desenvolvidas pela própria comunidade entre os dias 25 até 3 de novembro.
Mais informações serão disponibilizadas nas redes sociais @jaguarunalixozero