Profissionais discutiram o processo da formção do psicanalista na atualidade com o psicanalista convidado Jorge Sesarino
O processo da formação do psicanalista na atualidade foi debatido durante a 9ª Jornada Tubaronense de Psicanálise realizada neste fim de semana, em Tubarão.
O evento promovido pelo Movimento Psicanalítico Sul Catarinense ocorreu no Art Hotel reunindo profissionais da área.
O tema “A (barrado) formação do psicanalista em crise e o lugar da instituição psicanalítica”, foi abordado com o psicanalista convidado Jorge Sesarino, de Curitiba/PR, membro da Escola Freudiana de Buenos Aires, que destacou a importância do processo formativo e os desafios que os psicanalistas se deparam atualmente sobre a formação psicanalítica nas escolas, assim como um caminho possível para a transmissão da sua prática.
“Foi um grande aprendizado a participação nessa jornada, pois acolheu cada participante na sua singularidade, abrindo espaço para transmitir o que a psicanálise escreveu em cada um de nós. Além de que pudemos, enquanto Movimento Psicanalítico, pensar na continuidade de nossa Escola, traçando diretrizes para estabelecer um percurso de formação teórico aqui na nossa cidade”, explica Tatiana Kuerten, presidente do Movimento Psicanalítico Sul Catarinense.
Movimento Psicanalítico Sul Catarinense
O Movimento surgiu da realização da Jornada Tubaronense de Psicanálise. Fundada em 2017, a proposta de trabalho é calcada na proposição freudiana e lacaniana, como alicerce para o caminho a ser percorrido. A Associação tem como finalidade o estudo, difusão, investigação e transmissão da psicanálise; a formação clínica, e o estabelecimento e manutenção de relações com instituições congêneres.
Jorge Sesarino
Psicanalista, doutor em Sciences Psichologiques pela Université de Liège. Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná. Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Membro da Escuela Freudiana de Buenos Aires. Experiência na área de Psicologia, com ênfase em Pesquisa em Psicologia Clínica, principalmente nos seguintes Psicopatologia, Psicanálise e Aids.