O secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (Spaf), Ivan Amaral, visitará o aeroporto nesta quarta-feira para dar sequência ao processo de concessão que será concluído em novembro
O Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, de Jaguaruna, ultrapassou a marca de 100 mil passageiros neste ano. Nos primeiros três meses em Jaguaruna, foram 29.582 mil passageiros, 7,5% a mais do que o registrado no mesmo período em 2023.
Nos aeroportos de Santa Catarina, a alta registrada nos primeiros nove meses foi de 6,4% em relação ao mesmo período de 2023. O melhor mês até agora foi julho, com 728 mil passageiros e alta de 18,7% em relação ao ano anterior.
No ano de 2024 já foram 5,4 milhões de passageiros. Entre os aeroportos, o de Florianópolis foi que mais registrou passageiros, sendo 2,9 milhões, seguido por Navegantes 1,6 milhões, Chapecó 465,3 mil, Joinville 355,5 mil, Jaguaruna 100,4 mil e Correia Pinto 15,5 mil.
O aeroporto regional sul passa por processo de concessão patrocinada. A empresa que vencer a licitação será responsável pela exploração, manutenção e expansão do aeroporto pelo prazo de 30 anos. As propostas serão recebidas no dia 25 de novembro, na sede da B3, em São Paulo.
Nesta quarta-feira, dia 30, o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Ivan Amaral, e a Diretora de Atração de Investimentos, Parcerias e Recursos da Fazenda, Débora Müller, visitarão o empreendimento para dar continuidade ao processo de concessão.
Movimentação de passageiros internacionais em SC tem novo recorde
Os dados sobre a movimentação de passageiros internacionais em Santa Catarina continuam sendo históricos e quebrando recordes. Os números de setembro de 2024 são os melhores na aviação comercial catarinense para este mês, conforme registros dos últimos 24 anos.
Segundo dados da Gerência de Aeroportos da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), apurados junto à ANAC, foram registrados 66,4 mil passageiros internacionais, com um crescimento de 214,5% em relação ao mesmo mês de 2023.
“Temos novamente um crescimento expressivo e agora com um registro de um mês completo com as novas operações da Copa Airlines e da TAP Air Portugal no Floripa Airport. O Estado de Santa Catarina segue se destacando no cenário nacional e com perspectivas ainda maiores com a chegada da Estação Verão, e com ampliação de voos para a América do Sul”, comemora o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Ivan Amaral.
Em relação aos dados acumulados do ano de 2024, o crescimento até setembro no movimento internacional é de 132,4% em relação ao mesmo período de 2023. Pelo Aeroporto de Florianópolis já passaram 637,9 mil passageiros. Outros 7,3 mil utilizaram o Aeroporto de Navegantes. No total foram 645,3 mil passageiros.
Os dados mantêm Santa Catarina e o Aeroporto de Florianópolis com o terceiro maior movimento de passageiros internacionais do país, atrás apenas de Guarulhos, em São Paulo, e do Galeão, no Rio de Janeiro e ultrapassando Viracopos, em Campinas (SP), Brasília e Confins/Belo Horizonte.