Ponte Stélio Cascaes Boabaid deve melhorar o fluxo de veículos e potencializar o desenvolvimento turístico de ambas as cidades
O governador Jorginho Mello inaugurou nesta quinta-feira, dia 19, a Ponte Stélio Cascaes Boabaid, também chamada Ponte da Amizade, entre Tubarão e Capivari de Baixo. A estrutura tem 202,4 metros de comprimento e 23,7 metros de largura. A ponte vai melhorar a mobilidade do município e era um sonho antigo da comunidade, que aguardava a obra há, pelo menos, três décadas.
“Eu morei em tubarão em 1989. Isso já se pensava na época, agora depois de 35 anos se concluiu essa obra, que a gente deu continuidade. Uma obra muito bem feita. Uma obra que liga duas cidades irmãs gêmeas, amigas. E isso vai chegar lá em Laguna, porque vai dar tranquilidade pra quem precisa sair de lá e vir pra cá. É uma obra importantíssima. Por isso que eu fiz questão de vir aqui abraçar o povo das duas cidades”, disse o governador Jorginho Mello.
A ponte possui pista de rolamento dupla, com duas faixas de 3,8 metros em cada sentido. Além disso, conta com passeios e ciclovias em ambas as laterais, sendo o passeio com 1,2 metro de largura e a ciclovia com dois metros.
A obra contemplou a pavimentação asfáltica sobre a ponte, sinalização viária, construção de laje de transição na cabeceira do lado de Capivari de Baixo e, por último, a instalação da iluminação pública. O Governo do Estado repassou R$ 20,5 milhões para a execução dos trabalhos.
Leia também
Governador inaugura pavimentação da Rodovia Mário Guarezi, em Treze de Maio
“É muito importante porque é a integração entre os dois municípios, o município mãe o município filho, Tubarão e Capivari de Baixo. E tem um fator muito importante que é a mobilidade de Tubarão. Essa ponte vai facilitar e muito todas as questões que nós temos de mobilidade”, destacou prefeito de Tubarão, Jair dos Passos Cascaes.
A ponte é considerada um marco para a mobilidade na região, conectando as avenidas Marcolino Martins Cabral e Ageu Medeiros, em Tubarão, com a avenida Paulo Santos Mello, em Capivari de Baixo. A estrutura melhora o fluxo de veículos e potencializa o desenvolvimento turístico de ambas as cidades, com a obra sendo um passo importante na integração regional.
O ato também foi acompanhado pelo secretário adjunto de Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Grando, pelo deputado estadual e prefeito eleito Estêner Soratto, além dos deputados estaduais, José Milton Scheffer, Pepê Colaço e Volnei Weber e prefeitos da Amurel, que agradeceram pela conclusão da obra.
Leia também
Jorginho Mello em Tubarão: “Soratto vai ter meu apoio para fazer um grande governo”
O ex-secretário de Infraestrutura do Estado Thiago Vieira, da gestão de Carlos Moisés, também participou do ato de inauguração. Durante discursos, os deputados estaduais citaram o investimento feito para a construção da ponte durante a gestão do ex-governador Moisés.
A prefeita de Capivari de Baixo, Márcia Roberg Cargnin, destacou as dificuldades para a construção da cabeceira, que ficou sob responsabilidade do município, e fez um agradecimento a todos que contribuíram para a inauguração da obra. “Tivemos muitos problemas, mas assumimos essa responsabilidade e conseguimos concluir a cabeceira. A ponte vai aproximar ainda mais Capivari de Tubarão e facilitar o acesso, principalmente ao hospital”, comentou.