Domingo, 24 de novembro de 2024
Tubarão
26 °C
17 °C
Fechar [x]
Tubarão
26 °C
17 °C
COTIDIANO

Após 12 anos, governo de SC anuncia novo concurso para a área da Saúde; estão previstas 500 vagas

Os cargos necessários para suprir a demanda de servidores efetivos da SES, tanto técnicos quanto superiores, estão sendo mapeados. O edital deve ser lançado no início de 2025

20/09/2024 08h37 | Atualizada em 20/09/2024 20h36 | Por: Redação Folha Regional

O governo do Estado anunciou um novo concurso público para a Secretaria de Estado da Saúde (SES) a ser lançado no início do ano de 2025. Inicialmente, estão previstas 500 vagas, além de cadastros de reserva. As informações sobre os cargos serão divulgadas no edital, que está sendo elaborado.

“Esta é mais uma ação fundamental para a Saúde catarinense que se soma às ações em andamento para melhorar as condições de estrutura dos hospitais estaduais. Seguimos com recordes de cirurgias realizadas e fomos o estado que mais abriu leitos de UTI no país inteiro”, ressaltou o governador Jorginho Mello nesta quarta-feira, dia 18, ao anunciar o concurso.

“Estamos preparando o edital, com todas as normas necessárias. Esta é a primeira etapa, que marca a retomada dos concursos públicos na Saúde estadual, que não eram feitos há 12 anos”, explica o secretário de Estado da saúde Diogo Demarchi.

Os cargos necessários para suprir a demanda de servidores efetivos da SES, tanto técnicos quanto superiores, estão sendo mapeados, conforme necessidade e a legalidade existente. Serão vagas para enfermeiros, sanitaristas, farmacêuticos, técnicos administrativos, entre outras especialidades, que irão suprir as demandas nas gerências regionais, vigilância e Secretaria de Estado da Saúde. No último concurso realizado em 2012, foram efetivados 290 servidores.

Concurso da saúde ocorre após exigência do Ministério Público do Trabalho

Em abril, o MPT (Ministério Público do Trabalho) entrou com ação para pressionar a realização de um novo concurso da saúde em Santa Catarina. De acordo com o órgão, a saúde no Estado apresenta baixas, com hospitais lotados e a saída em massa de médicos.

Ainda, a exigência era pela realização de concurso público para contratação de servidores efetivos, não sendo suficientes os processos seletivos para contratações temporárias.

À época, a SES respondeu que o número de profissionais nas unidades hospitalares administradas pela Secretaria excede os requisitos regulamentares vigentes e supera até mesmo o padrão observado em hospitais privados.

Em junho, a SES chegou a lançar mais um processo seletivo para contratação temporária de servidores. Agora, o novo concurso da saúde, para contratações efetivas, está planejado para ocorrer no próximo ano.

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão (SC) - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!