Domingo, 24 de novembro de 2024
Tubarão
26 °C
17 °C
Fechar [x]
Tubarão
26 °C
17 °C
COTIDIANO

Após chuva de granizo, frente fria se afasta e temporais diminuem em SC a partir desta quinta-feira

Cerca de 40 famílias tiveram residências danificadas pela chuva de granizo na serra catarinense

02/10/2024 21h38 | Atualizada em 02/10/2024 21h46 | Por: Redação Folha Regional

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC) segue monitorando a frente fria que trouxe temporais para Santa Catarina nesta quarta-feira, dia 2. A previsão é que ela se afaste para o alto mar, reduzindo gradualmente as instabilidades no Estado. Por isso, o risco para ocorrências de temporais e chuva pontualmente intensa também diminui.

Na madrugada e manhã desta quarta-feira, dia 2, fortes temporais concentraram-se no Planalto Sul e no Litoral Sul de Santa Catarina, estendendo seus efeitos para a Grande Florianópolis.

As regiões foram severamente impactadas por descargas elétricas, rajadas de vento intensas e episódios de granizo. Os meteorologistas da Defesa Civil de Santa Catarina monitoram o fenômeno em tempo real, destacando que as tempestades mais intensas foram registradas nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul.

O radar meteorológico de Lontras, um dos principais instrumentos de monitoramento meteorológico do estado, capturou a movimentação das tempestades durante os momentos mais críticos. Os dados indicam precipitações intensas, acompanhadas de raios e granizo, com células de tempestade vindas do território gaúcho em direção ao sul catarinense.

Entre as áreas mais afetadas, destaca-se o município de Bocaina do Sul, na Serra Catarinense, onde cerca de 40 famílias registraram danos após uma chuva intensa de granizo.

Os telhados de várias residências foram danificados, assim como plantações e áreas rurais. O município deve decretar situação de emergência nas próximas horas, e o município já indicou que deve solicitar à Defesa Civil kits de assistência humanitária para atender as famílias afetadas.

As chuvas foram intensas durante a madrugada e a manhã, porém, à tarde, a intensidade diminuiu na maior parte do estado, tornando-se uma chuva persistente. A exceção foi o Planalto Norte, próximo à divisa com o Paraná, onde uma intensa tempestade se formou devido ao calor e às instabilidades atmosféricas. Neste final de tarde, a chuva permanece fraca na maior parte do estado, com pancadas localizadas do centro ao norte, conforme mostrado nas imagens dos radares meteorológicos.

Os acumulados de precipitação foram significativos em várias regiões, com destaque para o Planalto Sul, onde os valores superaram 100 mm nas últimas 24 horas.

Previsão do tempo

Nesta quinta-feira, dia 3, a frente fria se afasta do estado, favorecendo a diminuição da instabilidade. O dia ainda será marcado pela grande quantidade de nuvens e chuvas fracas ocasionais entre o Meio-Oeste, Vale do Itajaí, Grd. Florianópolis, Litoral Norte e os planaltos.

As temperaturas mínimas ficam entre 4°C e 10°C entre o Planalto Sul e Grd. Florianópolis Serrana e de 8°C a 17°C nas demais regiões e as máximas variam entre 18°C e 24°C no Extremo Oeste e Oeste e de 13°C a 20°C nas demais regiões com valores mais baixos nos pontos mais altos da Serra.

Os ventos variam dos quadrantes sul/sudeste com rajadas entre 50 e 70 km/h nas áreas costeiras e na Grande Florianópolis Serrana, que perdem intensidade à noite. O mar fica agitado em toda a costa catarinense, com ondas de sul com alturas entre 2,0 e 2,5m e picos de até 3,0m em alto mar. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos ventos e à agitação marítima.

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão (SC) - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!