Pablo Marçal, candidato do PRTB a prefeito de SP, disse ser vítima de “censura” e pediu ajuda a seguidores para divulgar nova conta na plataforma
Após ter sua conta no Instagram suspensa mais uma vez pela Justiça Eleitoral na tarde deste sábado, dia 5, o candidato do PRTB à prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, criou um novo perfil na plataforma.
Em pouco mais de uma hora, a conta tinha 600 mil seguidores.“Acabamos de ser censurados pela segunda vez […]. Vocês vão tentar parar nós então, né?”, disse Marçal em live feita no novo perfil, pedindo ajuda a apoiadores para divulgar conta.
“Vai ser no primeiro turno, não adianta perseguir não […] Entra na guerra comigo, cara. Senão vamos perder nossa liberdade. Eles querem regular a redes social para calar você, para dar poder para só cinco canais de televisão. A gente não é bobo. Nós estamos em uma era moderna. A gente tem o celular na mão para a gente se informar”, complementou ele em vídeos publicados.
A decisão que suspendeu o perfil de Marçal, do juiz Rodrigo Capez, do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, foi tomada após o candidato publicar, na noite dessa sexta-feira, dia 4, um laudo médico falso para acusar Guilherme Boulos (Psol) de ser usuário de cocaína.
O magistrado afirmou que, caso fique comprovado que outros perfis estão sendo usadas por Marçal com a mesma finalidade, os perfis também serão suspensos. O juiz também requisitou à Polícia Federal a instauração de inquérito policial para apuração dos fatos.
A conta de Pablo Marçal no Instagram suspensa pela Justiça Eleitoral na tarde deste sábado (5/10) é o perfil reserva do candidato, com 5,6 milhões de seguidores. Ela foi criada após a Justiça Eleitoral suspender, em 24 de agosto, a conta oficial de Marçal, com mais de 12 milhões de seguidores, diante da suspeita de impulsionamento ilegal.
Marçal é acusado de abuso de poder econômico por promover “campeonatos de cortes” entre apoiadores, oferecendo prêmios em dinheiro para aqueles que publicassem vídeos divulgando sua imagem e obtivessem o maior número de visualizações.
Laudo médico falso
O candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PSol, Guilherme Boulos, pediu a prisão do influencer Pablo Marçal (PRTB) após o adversário divulgar, na noite dessa sexta-feira, um suposto receituário médico com a informação de que o psolista teria sido internado por uso de cocaína.
O juiz Rodrigo Marzola Colombini, da 2ª Zona Eleitoral de São Paulo, já havia concedido, na manhã deste sábado, liminar determinando a exclusão de posts publicados no Instagram, TikTok e Youtube sobre um falso documento divulgado pelo candidato Pablo Marçal (PRTB) contra o adversário Guilherme Boulos (PSol). “Há plausibilidade nas alegações [dos autores da representação], envolvendo não apenas a falsidade do documento, a proximidade do dono da clínica em que foi gerado o documento com o requerido Pablo Marçal, documento médico assinado por profissional já falecido, e a data em que divulgados tais fatos, justamente na antevéspera do feito”, afirmou o juiz.
As informações são do portal Metrópoles