Escola Básica Municipal Luiza Nicolazzi Gomes, no Olho D’Água, recebeu os estudantes para volta às aulas nesta segunda-feira
Após uma ampla reforma estrutural, a Escola Básica Municipal Luiza Nicolazzi Gomes, no Olho D’Água, em Jaguaruna, recebeu os estudantes para volta às aulas nesta segunda-feira, dia 10. A unidade escolar está modernizada, acessível e mais confortável para alunos, professores e servidores.
A obra contemplou reconstrução completa da cobertura, substituindo a antiga estrutura de madeira por metálica, melhorias na alvenaria, instalações elétricas e hidráulicas, além da ampliação de salas de aula, novos mobiliários e climatização. Atualmente, a escola atende 515 alunos, do pré-escolar ao nono ano.
O prefeito Laerte Silva dos Santos celebrou a entrega da obra. "É gratificante ver mais um projeto sair do papel para transformar a educação do município. Esse é o resultado do trabalho conjunto de diversos profissionais, e os maiores beneficiados, sem dúvida, são nossas crianças."
O secretário de Educação, Sandro Duarte, também destacou a importância da nova estrutura. "Um ambiente escolar adequado reflete diretamente no aprendizado. Agora nossos alunos e professores contam com um espaço confortável, seguro e moderno para um ensino de qualidade."
A diretora da escola, Suzana Nascimento Goulart, também enfatizou a conquista. "Após anos de expectativa, temos finalmente uma estrutura adequada e acessível, que atende às necessidades de todos. Nossa escola agora conta com salas bem ventiladas, espaços amplos e modernos, com toda a infraestrutura necessária para garantir um ensino de qualidade. Além disso, a acessibilidade foi um ponto fundamental dessa reforma, permitindo que todos os alunos tenham igualdade de condições para aprender e se desenvolver. É uma conquista não só para nós, profissionais da educação, mas para toda a comunidade."
Obra foi alvo de auditoria do Tribunal de Contas
No mês passado, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) determinou cautelarmente a suspensão parcial dos pagamentos pendentes, no montante de R$ 154.108,80, por parte da prefeitura de Jaguaruna, à empresa responsável pelas obras de reforma e ampliação da Escola Básica Municipal Professora Luíza Nicolazzi, no Olho D’água.
A suspensão segue até manifestação que revogue a medida ou até deliberação do Tribunal Pleno e decorre de possível execução de serviços em desconformidade com o previsto no projeto.
O processo no TCE teve origem em representação oferecida pela então presidente da Câmara de Vereadores de Jaguaruna, Aline Vieira Bitencourt, protocolada em 11 de outubro de 2023, na qual relatou a ocorrência de possíveis irregularidades na obra. O contrato, celebrado entre a prefeitura e a empresa Dutra Construções e Reformas, destina-se à realização de reforma e ampliação da escola no valor inicial de R$ 3.708.855,15.
:: Saiba mais
TCE determina suspensão parcial de pagamentos em reforma de escola em Jaguaruna