Ao todo, 18 empresas voltadas para o segmento tecnológico utilizarão o local para desenvolver seus trabalhos. Ainda no início de setembro a estrutura será liberada para as empresas se instalarem
O Centro de Inovação Sigma Tech Park, localizado no bairro Revoredo, em Tubarão, deve iniciar as operações até o fim de setembro.
Em obras desde 2014, o prédio está concluído e deveria ter sido inaugurado ainda no ano passado. Porém, foi um dos atingidos pelos fortes ventos registrados na região em novembro de 2023. O Centro de Inovação teve parte da estrutura de alumínio danificada, e alguns vidros quebrados.
Nas últimas semanas a empresa contratada pela prefeitura concluiu os reparos necessários, e o prédio foi aberto para que a empresa gestora, o Instituto Rota Sul de Ciência e Tecnologia, faça os ajustes finais para disponibilizar as salas às empresas credenciadas.
“O prédio está pronto, e nossa expectativa é liberar para funcionamento no início de setembro, para que as empresas entrem e façam as adaptações, para começar a operar até final de setembro”, comenta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Tubarão, Fernando Vechi.
A inauguração oficial com a presença de autoridades está sendo programada para novembro. “A inauguração formal seria conforme a agenda do governador Jorginho Mello e autoridades. A expectativa é que aconteça em novembro”, confirma o secretário.
Espaço para geração de ideias, negócios, tecnologias e produtos, estava com mais de 90% da ocupação contratual assinada. No entanto, com a demora da inauguração, cerca de 20% das empresas credenciadas desistiram do processo.
O Instituto Rota Sul, formado pela Acit, Ajet e Fundação Unisul, é o responsável pela gestão do local. Serão 26 salas disponíveis. Ao todo, 18 empresas devem ingressar a partir de setembro no prédio.
Desde que o Centro de Inovação foi concebido em Tubarão, os investimentos chegaram a R$ 12 milhões, com recursos do Estado e contrapartida da prefeitura. O Centro de Inovação Poderá alocar empresas de tecnologias e incubadoras que abrigam pequenas e microempresas.
Fomento à inovação e economia
O diretor executivo do Centro de Inovação – Sigma Tech Park, Luiz Antonio Duarte, colunista da Folha Regional, destaca em seu artigo ao lado as diversas oportunidades e benefícios que a abertura do prédio proporcionará à cidade, com fomento à inovação e possibilidade de novos investimentos.
“Com a inauguração do Centro de Inovação, Tubarão se tornará um ponto de interesse para investidores nacionais e internacionais. A infraestrutura moderna e o ambiente dinâmico atrairão investimentos que fomentarão ainda mais o desenvolvimento econômico”, afirma. (leia a coluna aqui)