Quinta-feira, 09 de maio de 2024
Tubarão
23 °C
16 °C
Fechar [x]
Tubarão
23 °C
16 °C
COTIDIANO

Após romper contrato com empresa, prefeitura aguarda novo projeto para cabeceira de ponte em Capivari de Baixo

Prefeitura anunciou rescisão contratual com a JR Construções e Terraplanagem, responsável pela obra; novo projeto foi solicitado à Amurel

07/02/2024 09h00 | Atualizada em 07/02/2024 21h47 | Por: Redação Folha Regional

Seis meses após a assinatura da Ordem de Serviço para a construção da cabeceira da Ponte Stélio Cascaes Boabaid entre Capivari de Baixo e Tubarão, a prefeitura de Capivari de Baixo anunciou a rescisão contratual com a JR Construções e Terraplanagem LTDA.

A empresa realizaria o trabalho de edificação da cabeceira no município e prolongamento da Avenida Paulo Santos Melo. A decisão foi tomada depois de um período de análise técnica e jurídica sobre os serviços prestados e o cumprimento do cronograma de trabalho.

Neste período, a empresa solicitou à administração municipal um estudo geotécnico na cabeceira da ponte, devido à falta de garantias de estabilidade para o muro de terra armada projetado, e expressou preocupações significativas em relação ao projeto desenvolvido pela Amurel.

A coordenação de engenharia e arquitetura da Amurel foi consultada e destacou a necessidade de remoção e reforço dos trechos identificados em estudo geotécnico e sugeriu a substituição da terra armada por saias de aterro.

Os trabalhos foram paralisados em novembro passado e esta situação afetou a comunidade local. Além disso, o alto volume de chuva entre os meses de setembro e novembro provocou ainda mais atrasos aos serviços.

Entre os trabalhos executados pela empresa, em setembro e outubro estão a remoção do muro de uma residência e a retirada dos postes que estavam no caminho da Avenida Paulo Santos Melo. Também foi concluída a etapa de implantacom a colocação da tubulação em todo o trecho.

Além da construção da cabeceira pelo lado de Capivari de Baixo da Ponte Stélio Cascaes Boabaid, o projeto da obra também contempla a pavimentação e o prolongamento da Avenida Paulo Santos Melo, no bairro Santo André.

Nova licitação

O valor da obra foi orçado em quase R$ 3,5 milhões, com recursos próprios do município. No entanto, a empresa solicitava valor aditivo de recursos por conta da necessidade de retirada de solo além do que o projeto originalmente previa. A prefeitura afirma que, com o rompimento com a JR Construções, um novo projeto foi solicitado à Amurel, com outras técnicas de pavimentação, não mais de concreto, e sim com pavimentação asfáltica. Tendo em vista as alterações técnicas necessárias, um novo processo licitatório já foi iniciado e será publicado em breve para contratação de nova empresa.

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão/SC - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!