Cinco candidatos participaram do debate organizado pela Rádio H2O em parceria com a Folha Regional
Os candidatos à prefeitura de Jaguaruna se reuniram neste sábado, dia 17, para o primeiro debate coordenado pela Rádio H2O FM em parceria com a Folha Regional. A série de debates com os candidatos a prefeito será realizada em sete cidades da Amurel.
Em Jaguaruna, o debate iniciou às 10h, no salão paroquial da Igreja Matriz e teve cerca de três horas de duração. Participaram os candidatos Agnaldo Serafim (MDB), Alexandre Martins (PP), Laerte Silva dos Santos (Podemos), Lorisvaldo Felisbino (PT) e Tamara Pereira Albuquerque (Solidariedade).
Assista ao debate completo AQUI
Os jornalistas Rafael Bicca, Marcos Madeira conduziram o evento, que teve a participação também da Organização dos Advogados do Brasil (OAB) de Jaguaruna, com a assessoria jurídica dos advogados Jackson Salvan e Rinaldo Santa' Ana Corrêa.
O debate foi dividido em seis blocos, iniciando com a apresentação dos candidatos com sorteio para definir a ordem de fala nos três primeiros blocos.
O sorteio determinou a seguinte ordem: o primeiro a falar foi Laerte Silva dos Santos, seguido do candidato Agnaldo Serafim, Alexandre Martins, Tamara Albuquerque e Lorisvaldo Felisbino.
Após o bloco de apresentação, os candidatos responderam perguntas de entidades como CDL, ACIRJ, Rotary Club, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Observatório Social.
As entidades questionaram sobre temas diversos como a continuidade do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), incentivo ao comércio local, atrativos para novas empresas, programas de incentivos agrícolas, melhorias no código tributário para facilitar a chegada de novas empresas à cidade, transparência na divulgação de contratos e despesas públicas, desenvolvimento rural, APA da Baleia Franca e melhorias no principal acesso. Cada candidato respondeu as questões apresentando propostas para as demandas elencadas pelas entidades.
Críticas e troca de farpas
O terceiro e quarto bloco foram marcados por perguntas entre os candidatos. Cada um dos cinco teve a oportunidade de questionar seus adversários sobre temas diversos. O clima esquentou durante a troca de perguntas entre os candidatos Agnaldo Serafim (MDB) e Laerte Silva (Podemos).
Agnaldo insinuou uma certa “parceria” entre Laerte e o candidato do Progressistas Alexandre Martins, e questionou sobre problemas diversos na infraestrutura do município.
“O candidato fala em parceria, mas alguns dos seus parceiros deixaram um rastro de corrupção que a nossa gestão custou a pagar. Em 2021 tínhamos cerca de R$ 7 milhões de nota para pagar, dinheiro que poderia ter sido investido na infraestrutura”, afirmou Laerte em resposta a Agnaldo.
Em seu direito de réplica, Agnaldo respondeu: “o candidato sou eu e não o Edenilson, que foi prefeito no mesmo período em que o senhor foi vereador. Deveria ter feito seu trabalho na Câmara de fiscalizar”, disse.
A troca de perguntas continuou com críticas a atual administração e troca de farpas entre os candidatos.
O quinto bloco teve questionamento de jornalistas com a participação da equipe da Folha Regional, que questionou sobre a situação da dragagem na Barra do Camacho e propostas para o saneamento básico com tratamento de esgoto. Após quase três horas de falas e interação entre jornalistas e os candidatos, o debate encerrou com as considerações finais e pedido de votos.
Próximos debates
O próximo debate está marcado para o dia 26, em Treze de Maio. Os candidatos dos municípios de Jaguaruna, Treze de Maio, Sangão, Pedras Grandes, Laguna, Pescaria Brava e Capivari de Baixo participarão dos debates, que acontecerão em diferentes locais.