O animal foi removido para a faixa de areia neste sábado para análise dos órgãos ambientais
Uma baleia-jubarte macho, de 8,5 metros de comprimento, foi encontrada morta na praia do Balneário Esplanada, em Jaguaruna, na noite dessa sexta-feira, dia 10, após encalha. O animal é da espécie Megaptera novaeangliae.
A equipe do Instituto Educamar foi acionada para atender um possível desencalhe, sendo ativado o protocolo da APA da Baleia Franca e mobilizadas as instituições parceiras. As equipes da Educamar e da Udesc se deslocaram rapidamente até o local.
Ao chegar, foi constatado que o animal já se encontrava sem vida — classificado como código 2 (recém-morto).
Segundo a coordenadora do órgão ambiental Educamar, Suelen Santos, esse tipo de ocorrência é comum nesta época do ano, período em que as baleias migram pela região.
Suelen orientou como agir caso se deparar com um caso semelhante. “Onde houver encalhe, recomendamos que acionem o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) ou a APA da Baleia Franca”, afirmou.
Na manhã deste sábado, dia 11, a equipe veterinária junto ao ICMBio, realizaram os trabalhos de desencalhe, biometria e identificação da espécie: um macho de baleia-jubarte, com 8,5 metros de comprimento.
Em parceria com a prefeitura de Jaguaruna, o animal foi removido para faixa de areia para análise da causa do óbito e posteriormente foi realizado o seu enterro na orla, conforme protocolo da APABF.