Terça, 26 de novembro de 2024
Tubarão
35 °C
18 °C
Fechar [x]
Tubarão
35 °C
18 °C
COTIDIANO

Bandeira tarifária de energia volta a ser verde em agosto, sem cobrança extra

Contas de junho tiveram acréscimo devido à chuva abaixo da média

27/07/2024 15h00 | Atualizada em 27/07/2024 15h00 | Por: Redação Folha Regional

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira a bandeira tarifária verde para o mês de agosto. Segundo a agência, a decisão aconteceu em função de condições favoráveis para a geração de energia elétrica no país, como o volume de chuvas na Região Sul.

Em junho, as contas tiveram acréscimo devido à bandeira tarifária amarela, que foi acionada pela primeira vez desde abril de 2022.

"No final de junho, houve uma expectativa de menor volume de chuvas para julho, o que se confirmou na maior parte do país. Porém, o volume de chuvas na Região Sul neste mês contribuiu para a definição da bandeira verde em agosto", informou o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, em nota.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel em 2015 para sinalizar aos consumidores os custos da geração de energia no país, e também para atenuar os impactos nos orçamentos das distribuidoras de energia.

As bandeiras levam em consideração fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, avanço das fontes renováveis, e o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão (SC) - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!