Sábado, 05 de abril de 2025
Tubarão
35 °C
19 °C
Fechar [x]
Tubarão
35 °C
19 °C
COTIDIANO

Bombeira de 28 anos morre no hospital nove dias após se afogar em treinamento em SC

Tainá Pauli, de 28 anos, teve um afogamento de grau seis durante um curso de mergulho no Rio Itajaí

28/03/2025 17h16 | Por: Redação Folha Regional
CBMSC/Divulgação/Folha Regional

Morreu na tarde desta sexta-feira, dia 28, a bombeira militar Tainá Pauli, de 28 anos, que estava internada por nove dias após se afogar durante um treinamento em Itajaí.

O acidente ocorreu no dia 19 e ela estava há nove dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Marieta Konder Bornhausen.

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina divulgou uma nota de pesar nas redes sociais. “Neste difícil momento, toda a corporação está em luto. O CBMSC registra aos familiares, irmãos de farda e amigos da soldado Tainá sentimentos de tristeza e solidariedade com as respeitosas continências de toda a corporação”, escreveu.

O governador Jorginho Mello (PL) também se manifestou por uma nota oficial nas redes sociais lamentando a morte da soldado. O governador decretou luto oficial de três dias em todo o Estado.

Como aconteceu o acidente 

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, Tainá, lotada em Chapecó, fazia o curso de mergulho autônomo no Rio Itajaí quando sofreu o afogamento grau seis, que é o mais grave. O treinamento é considerado difícil, por ser em bastante profundidade e por preparar equipes para buscas em rios e no mar.

O incidente ocorreu na quarta-feira, dia 19, no Rio Itajaí, no Litoral Norte de SC, e a soldado ficou em estado grave. O Corpo de Bombeiros explica que o atendimento necessário foi realizado de forma rápida com todos os recursos dos bombeiros e da Secretaria do Estado da Saúde. A vítima do incidente seria a primeira bombeira mulher do batalhão de Chapecó a concluir o curso de mergulho autônomo.

Sobre o CMAUT

Conforme o CBMSC, esse curso é fundamental para preparar os bombeiros para operações de resgate subaquático, seja em ambientes como rios, lagos, represas ou no mar. Ao longo das aulas, os alunos passam por várias fases, que incluem técnicas de mergulho autônomo, resgate de vítimas submersas, busca subaquática e até mesmo manobras de salvamento em condições adversas, como baixa visibilidade.

Confira a nota de pesar do Corpo de Bombeiros na íntegra

É com profundo pesar que o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina informa o falecimento da Sd BM Tainá, lotada no 6ºBBM - em Chapecó. Sd Tainá lutou bravamente por 10 dias, internada em estado grave ao sofrer um afogamento grau 6, após um incidente ocorrido no curso de mergulho autônomo - CMAut, em Itajaí.

Neste difícil momento, toda a corporação está em luto. O CBMSC registra aos familiares, irmãos de farda e amigos da soldado Tainá sentimentos de tristeza e solidariedade com as respeitosas continências de toda a corporação. Seguimos dedicando todo apoio necessário a família da Sd Tainá, como temos realizado desde o primeiro dia de sua internação. Detalhes da sua despedida serão definidos junto à família.

Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão (SC) - WhatsApp (48) 9 9219-5772

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!