Profissionais do Samu de Gravatal repassaram informações para situação inusitada
Situações de parto emergencial, que podem ocorrer antes da chegada à maternidade, são mais comuns do que se imagina. Bebês podem nascer em diversos locais, como postos de saúde, rodovias e até mesmo em viaturas da polícia ou do Samu.
Para garantir que esses momentos sejam conduzidos com segurança e eficiência, o município de Gravatal está investindo na capacitação de profissionais que atuam na linha de frente do atendimento de urgências.
Os Bombeiros Voluntários de Jaguaruna, Sangão e Treze de Maio participaram da capacitação. “É necessário estar preparado para enfrentar a situação e auxiliar a mãe durante o parto. A maioria dos partos de emergência se resolvem de forma espontânea, mas é importante estar preparado para acompanhar o nascimento da criança e saber lidar com as diversas eventualidades que possam se apresentar”, afirmam.
O treinamento de parto de emergência, realizado nesta semana, teve como objetivo preparar os profissionais para realizarem as manobras necessárias que auxiliem no nascimento de bebês em condições adversas.
A capacitação abrangeu equipes da atenção básica, policiais, bombeiros e membros do Samu, destacando a importância da integração entre os diferentes serviços que atendem a população.
Com a conclusão dessa etapa do treinamento, o município já atingiu a marca de quase 200 profissionais capacitados, e a meta até o final do ano é alcançar mais de 500 pessoas, incluindo não só profissionais da saúde e segurança, mas também membros da comunidade e, principalmente, crianças, que aprenderão noções básicas de primeiros socorros.
"Está capacitação é muito importante para que os profissionais estejam preparados para realizarem com segurança manobras para auxiliar o nascimento do bebê”, relata coordenador do Samu Básico de Gravatal, Felipe Macalão.
Integração das equipes
Outro ponto importante é a integração das equipes que realizam o atendimento a população como profissionais da atenção básica, policiais, bombeiros e Samu.
O treinamento também reflete o trabalho contínuo do Samu, que iniciou oficialmente suas operações no município em 1º de setembro. O serviço está disponível 24 horas por dia, atendendo à população através do número de emergência 192.