O objetivo será aprimorar técnicas de pilotagem e resgate aquático em situações emergenciais na região
Os Bombeiros Voluntários de Jaguaruna iniciaram uma capacitação inédita de salvamento aquático com jet ski neste domingo, dia 17. O objetivo principal é aprimorar técnicas de pilotagem e resgate aquático em situações emergenciais na região.
“Depois da tragédia ocorrida esse ano no RS, sentimos a necessidade de aprimorar técnicas voltadas ao resgate aquático, sendo uma das primeiras equipes dos Bombeiros Voluntários de Santa Catarina a se profissionalizar nessa área, podendo agir em casos de enchentes e salvamentos em águas”, explica o comandante da entidade Ugo Leonardo de Medeiros.
Neste domingo, cinco membros dos Bombeiros Voluntários participaram da capacitação promovida pelos surfistas profissionais da equipe Jagua Boys, entre eles, o bombeiro Júlio César, que atua há mais de 20 anos como guarda-vidas voluntário nas praias da cidade.
“Extremamente importante esses tipos de cursos, além de capacitar a corporação, teremos um setor que poderá agir em situações críticas quando houver a necessidade”, diz Júlio César. Ele participou dos resgates no Rio Grande do Sul com os Jagua Boys e Bombeiros Voluntários.
O curso foi realizado em uma das lagoas da região neste domingo, dia 17. A próxima etapa será em fevereiro de 2025, no mar, em zona de arrebentação de ondas, com participação do Serviço Aeromédico da Polícia Civil (Saer/Sarasul) e do experiente resgatista João Bastos Capile.
Conforme os Jagua Boys, após finalizar as capacitações, os Bombeiros Voluntários devem iniciar as captações de recursos para aquisição de equipamentos aquáticos que auxiliarão nos resgates. O curso contou com apoio da Associação de Tow In da Laje da Jagua (Atowinj).