Conforme o departamento do Bem-Estar Animal, sobraram cerca de 30 vagas para o serviço no último mês
O município de Capivari de Baixo através do departamento do Bem-Estar Animal, informou que a procura pelo serviço de castração gratuita de cães está abaixo do esperado.
São disponibilizadas, por mês, 40 castrações para cadelas e 20 para cães. No entanto, a procura para o serviço é baixa e sobram vagas.
No último relatório, apenas 25 fêmeas foram castradas e três machos, ficando disponíveis 15 castrações para cadelas e 17 para os cães. Por outro lado, a procura para a realização do procedimento em felinos é alta. São ofertadas mensalmente 20 castrações para gatas e 10 para gatos, com fila de espera.
Famílias de renda de até três salários mínimos e, as inscritas no CadÚnico ou no Bolsa-Família, têm direito ao serviço gratuitamente. Para isso, é preciso apresentar o comprovante de renda da família, CPF, RG, título de eleitor, comprovante de residência e foto do animal. O trabalho, contínuo, também é ofertado aos protetores independentes. Ademais, cães e gatos de rua são castrados.
A castração é um procedimento cirúrgico simples, onde o animal é sedado e não sente nenhuma dor. Antes, é feito exames para o médico veterinário identificar se o cão (cadela) e gato (gata) podem ou não operar. São necessários alguns cuidados durante o pós-operatório, porém é importante que a castração seja feita por um bom profissional e em um local preparado. Os pedidos podem ser feitos na Rua João Goulart, 329, no Centro, das 7h às 13h.