O professor e doutor Telmo Vieira compartilhará informações sobre o movimento internacional Laudato Si’
A Cáritas de Jaguaruna promove um evento na próxima quinta-feira, dia 11, às 19h, na Câmara de Vereadores para tratar do movimento internacional Laudato Si’.
O encontro aberto ao público contará com a participação do professor e doutor Telmo Pedro Vieira da Universidade Federal de Santa Catarina (ufsc), conferencista e coordenador do Movimento Laudato Si em Santa Catarina.
Telmo possui pós-doutorado em Sociologia da Religião, pela Universidade da Beira Interior – Portugal; Mestre e Doutor em Antropologia Social e Cultural pela Universidade de Salamanca – Espanha; Especialista em Educação Socioambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; Especialista em psicologia da educação pela Universidade do Rio de Janeiro – RJ; Pedagogo pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC-SC e atualmente coordenada o Capítulo do Movimento Internacional Laudato Si’ – Capítulo de Santa Catarina.
O evento tratará sobre memória histórica das questões ambientais no mundo e no Brasil, o contexto histórico da Laudato Si’, pensamento social da igreja e ecologia. Também será apresentado o documentário “A Carta” do papa Francisco, onde o cacique Dadá do Brasil representa a voz dos indígenas.
Laudati Si’
O movimento reúne uma ampla gama de organizações católicas e membros de base do mundo todo. Esses membros caminham juntos em sinodalidade e comunhão com a Igreja universal por um caminho de conversão ecológica.
Almejando a unidade na diversidade, as organizações membros e os membros de base se reúnem para rezar, colaborar e se mobilizar em resposta ao “grito da terra e o grito dos pobres”. Guiados por um espírito de subsidiariedade, quando o momento e o contexto forem adequados, juntos eles criam ou passam a integrar os Círculos e Capítulos locais, e se conectam com o movimento global em uma ampla gama de iniciativas para viver a Laudato Si’.
O MLS tem três objetivos estratégicos que são as estrelas guias de todos os nossos esforços para dar vida à Laudato Si’:
1 – Conversão ecológica
Incentivar a transformação dos corações dos fiéis católicos e motivar uma preocupação mais apaixonada pela nossa casa comum, consagrando o cuidado da criação como uma prioridade católica.
2 – Sustentabilidade plena
Ajudar a comunidade católica a dar o exemplo, encarnando o lema “menos é mais” e reduzindo a sua pegada a zero, em sintonia com a urgência das crises climática e ecológica.
3 – Mobilização profética
Mobilizar a Igreja para levantar uma voz profética pela justiça climática e ecológica, reivindicando políticas ousadas para cumprir a meta de 1,5°C do Acordo de Paris e deter o colapso da biodiversidade.