Representantes da Anea, Asespp e Comped estiveram presentes e fizeram a entrega do documento
Um encontro entre os candidatos à prefeitura de Braço do Norte com representantes de instituições ligadas às deficiências ocorreu na noite desta terça-feira, dia 17, na sede da Associação Empresarial do Vale do Braço do Norte (Acivale).
Na ocasião estiveram presentes representantes da Associação Nova Era do Autismo (Anea), Associação Esportiva e Paradesportiva de Braço do Norte (Asespp) e Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comped).
O objetivo do encontro foi discutir questões pertinentes às necessidades das pessoas com deficiência e propor uma política eficiente e eficaz, em especial, para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Os candidatos Allan Lopes Prudêncio (PSD), Cleber Silva (PT), Lauro Boeing Júnior (MDB/PP e União Brasil), Robson André da Silva e a vice Soraia Michels (PL) participaram do encontro. Eles receberam uma Carta Compromisso com os pontos considerados mais relevantes pela categoria.
De acordo com a técnica da Asespp Jane Neves Pereira, a Janinha, o termo inclusão, está bem distante da realidade. Para ela, as famílias que têm alguém com deficiência, deveriam ser tratadas com mais carinho e respeito.
"O preconceito ainda é muito presente na sociedade e em órgãos públicos. Existem pequenos grupos e associações que lutam contra isso, mas há uma grande demanda. O mais importante é que não desistam. Daí a importância do apoio do executivo", reforça.
De acordo com a membro da diretoria da Anea, Rosangela da Silva, o encontro foi muito produtivo. "Esperamos contar com o apoio do novo quadro executivo, independente de quem vença a eleição. Essas são questões pertinentes e apartidárias", acentua.
O presidente do Comped e vice da Asespp, Alliel da Rosa Sandrini, reforçou o pedido por profissionais mais bem preparados para atender os autistas. Apesar de não ser uma deficiência visível como em outros casos, é preciso estar atento às diferenças.
"Precisamos de um olhar mais atencioso, pois são associações como esta que proporcionam melhor qualidade de vida num todo", explica a representante da Asespp.
"Além disso, esperamos que amanhã ou depois, as crianças não precisem se deslocar de seus municípios como ocorre comigo para ter um atendimento apropriado e que possa repercutir de forma positiva na vida deles:, acrescenta.