O secretário de Pesca do Estado, Tiago Frigo, acompanhou as equipes do município na vistoria que resultou na interdição total do espaço
Os gestores das secretarias de Pesca e Agricultura, de Planejamento Urbano, da Defesa Civil e da Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama), acompanhados do secretário de Pesca do Estado, Tiago Frigo, estiveram nesta segunda-feira, dia 13, vistoriando a Casa do Peixe.
Após vistoria técnica, a Defesa Civil do município solicitou a interdição total do espaço. De acordo com o coordenador de Proteção e Defesa Civil, Paulo Sérgio Ribeiro, “em decorrência do risco à vida instaurado, conforme laudo técnico, a interdição deverá ser cumprida até que a situação seja reavaliada e liberada pelos técnicos desta Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil”.
“A situação é precária e faremos um levantamento para definirmos o que será feito daqui em diante”, complementa o secretário de Pesca e Agricultura, Abdon Vieira.
Em 2023, o governo de Santa Catarina contemplou Laguna com R$ 408.656,49, a serem repassados em duas parcelas, sem contrapartida do município.
:: Saiba mais
Estado fará repasse de mais de R$ 400 mil para restauração de prédio para Casa do Peixe, em Laguna
O recurso seria aplicado na reforma de um prédio no Centro Histórico, vizinho ao cais, para instalação da Casa do Peixe – um projeto que incluiu bancas para a venda de peixe, local para limpeza dos pescados, freezer para armazenamento, estacionamento e banheiros com acesso a cadeirantes.
Casa do Peixe
Contemplada pelo programa do governo do Estado “SC Mais Pesca”, a Casa do Peixe deverá contribuir com a promoção de saúde e bem-estar, proporcionando um ambiente de trabalho mais adequado e digno e com condições de higiene aos pescadores.
O edifício de propriedade da União, cedido ao município, fica localizado às margens da lagoa Santo Antônio dos Anjos. A intenção é que o projeto beneficie socialmente os pescadores, fomente o turismo do município, que recebe uma demanda alta de visitantes no Centro Histórico à procura da comercialização dos pescados que tradicionalmente estão naquele local.