Próximo às Docas, no Centro Histórico, o espaço inclui bancas para venda de peixe, local para limpeza dos pescados, freezer para armazenamento, estacionamento e banheiros com acesso a cadeirantes
O governo de Santa Catarina divulgou na sexta-feira, dia 29, os municípios beneficiados e os respectivos montantes a serem repassados pelo Estado a título do pagamento de Transferências Especiais Voluntárias (TEVs).
Conforme já divulgado pela Folha Regional, Laguna foi contemplada com R$ 408.656,49, a serem repassados em duas parcelas, sem contrapartida do município.
O recurso será aplicado na reforma de um prédio no Centro Histórico, vizinho ao cais, para instalação da Casa do Peixe – um projeto que incluiu bancas para a venda de peixe, local para limpeza dos pescados, freezer para armazenamento, estacionamento e banheiros com acesso a cadeirantes.
No fim do ano passado a prefeitura chegou a lançar uma licitação para a reforma do imóvel. A vencedora foi a empresa Construtora De Pieri, de Tubarão, com a proposta no valor de R$ 396.824,84. O contrato foi assinado no início de março, mas a obra ainda aguardava o repasse dos recursos pelo governo do Estado.
Casa do Peixe
Contemplada pelo programa do governo do Estado “SC Mais Pesca”, a Casa do Peixe deverá contribuir com a promoção de saúde e bem-estar, proporcionando um ambiente de trabalho mais adequado e digno e com condições de higiene aos pescadores.
O edifício de propriedade da União, cedido ao município, fica localizado às margens da lagoa Santo Antônio dos Anjos. A intenção é que o projeto beneficie socialmente os pescadores, fomente o turismo do município, que recebe uma demanda alta de visitantes no Centro Histórico à procura da comercialização dos pescados que tradicionalmente estão naquele local.