A sexta-feira ainda segue com sol e a máxima deve chegar a 29°C no decorrer da tarde
Ricardo Wolffenbüttel /Secom/Divulgação/Folha Regional Nesta sexta-feira, dia 26, o sol predomina no Estado na maior parte do dia, mas a aproximação de uma frente fria provoca um aumento de nebulosidade ao longo do final da tarde e noite nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul.
Os ventos sopram de norte, com intensidade média fraca a moderada e com rajadas que podem passar dos 55 km/h no oeste e Planalto Sul catarinense. As temperaturas mínimas variam entre 16°C e 18°C no litoral e Vale do Itajaí, de 13°C a 15°C no Grande Oeste e parte dos planaltos e ficam abaixo dos 10°C nos pontos mais altos do Estado.
À tarde, as máximas superam os 30°C no Litoral Sul, variam de 25°C a 29°C no Litoral Norte, Vale do Itajaí e Extremo Oeste e oscilam entre 20 e 24°C nas demais regiões.
No sábado, dia 27, a frente fria chega ao Estado, provocando chuva em forma de pancadas com trovoadas nas áreas de divisa com o RS já na madrugada. Ela se propaga para as demais regiões catarinenses ao longo do dia, onde podem ser observados temporais isolados entre a tarde e à noite. O dia amanhece com temperaturas entre 16°C e 18°C no Extremo Oeste, Oeste, litoral e Baixo Vale e entre 10°C e 15°C nas demais regiões. As temperaturas máximas variam de 26°C a 29°C no litoral e oscilam entre 21°C e 25°C no restante do Estado.
A passagem da frente fria, instabilidades atmosféricas e o aporte de umidade do oceano para o continente deixam o tempo chuvoso no centro-leste catarinense no domingo, dia 28.
São esperados volumes significativos de chuva, que podem ocorrer em um curto período de tempo, especialmente entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis. A cobertura de nuvens e os ventos de quadrante sul deixam o dia com temperaturas mais baixas e pouca amplitude térmica no Estado. Diferente do que ocorre normalmente, as temperaturas mínimas no domingo devem ser registradas no período noturno em todo o Estado.
A segunda-feira, dia 29, inicia com tempo chuvoso no centro-leste catarinense, mas ao longo do dia um sistema de alta pressão associado a uma massa de ar frio avança pelo Estado, estabilizando o tempo e trazendo temperaturas mais baixas a SC.
Na terça-feira, dia 30, o dia será de predomínio de sol e temperaturas amenas a frias no amanhecer, especialmente do Meio-Oeste aos planaltos, onde as mínimas devem ficar abaixo dos 13°C.