A partir desta quinta-feira, as temperaturas começam a cair em diversas regiões do Estado
O Brasil deve sofrer com o impacto das altas temperaturas que atingiram a Antártica nos últimos dias. O vórtice polar pode contribuir para o avanço de uma forte frente fria prevista ainda nesta semana, segundo o ClimaTempo.
A partir desta quinta-feira, dia 8, a chegada de uma massa de ar polar a Santa Catarina deve causar chuva congelada e neve no Estado entre a noite de sexta-feira, dia 9, e a madrugada de sábado, dia 10, conforme dados da Epagri.
As regiões mais atingidas serão o Planalto Sul e as regiões altas do Meio Oeste do Estado. A condição, além de causada pela massa de ar frio polar, acontece devido à umidade que estará presente no período noturno de sexta-feira.
Nesta quarta-feira, dia 7, a aproximação de uma frente fria provoca um aumento de nebulosidade na metade sul do Estado ainda pela manhã e traz condições para pancadas de chuva e temporais isolados entre a tarde e a noite.
Na sexta-feira, dia 9, as temperaturas permanecem baixas e a chance de neve nas áreas mais altas do Planalto Sul entre a tarde e a noite aumenta. A Epagri alerta, ainda, para as condições de chuva congelada, que podem ocorrer antes ou ao mesmo tempo em que a neve acontece, a depender da região.
Ainda por conta da massa de ar polar, o fim de semana em Santa Catarina será frio, bem como o parte da próxima semana.