A Defesa Civil emitiu um alerta para temporais com raios, rajadas de vento, queda de granizo e chuva pontualmente intensa
Divulgação/Folha Regional A cidade de São Joaquim, na Serra Catarinense, registrou granizo no início da tarde deste sábado, dia 22. Moradores das localidades de Bentinho e Alecrim, situadas a aproximadamente 20 quilômetros do Centro, relataram a ocorrência do fenômeno, que assustou a comunidade e gerou preocupação entre os produtores de maçã.
Segundo relatos, a queda de granizo durou mais de dez minutos. A intensidade surpreendeu os moradores e levantou temores sobre possíveis prejuízos nos pomares de maçã, especialmente porque este é o segundo episódio em um intervalo de apenas 20 dias.
A Defesa Civil emitiu um alerta para temporais com raios, rajadas de vento, queda de granizo e chuva pontualmente intensa, Entre a tarde e noite deste sábado, dia 22.
O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, além de alagamentos pontuais.
As instabilidades começam a se formar já no início da tarde do sábado, dia 22, no Grande Oeste e nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul, avançando para as demais regiões até o final da tarde. Destaca-se, ainda, que os temporais mais intensos são esperados no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis Serrana, Planalto Sul, partes do Planalto Norte e Litoral Norte.
No domingo, dia 23, o tempo se mantém instável com chuva desde a manhã do centro ao leste do estado, que ganha força e passa a ocorrer acompanhada por temporais a partir da tarde, principalmente no Grande Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte, ainda associada a instabilidade em diversos níveis da atmosfera. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e alagamentos.