Em Treze de Maio há risco de queda de pontes nas localidades de Lajeado e São Gabriel. Defesa Civil monitora situação dos municípios. Cerca de 100 casas foram afetadas na Amurel
Defesa Civil SC/Divulgação/Folha Regional A chuva intensa das últimas horas provocaram alagamentos e transtornos em diversas localidades da região sul de Santa Catarina nesta quarta-feira, dia 29. Cerca de 100 residências foram afetadas na região da Amurel, até o momento.
Em Tubarão, nas últimas 24 horas já choveu quase 100 milímetros, o que resultou em diversos pontos de alagamento na área urbana. De acordo com a Defesa Civil, as áreas e vias mais afetadas até o momento são nos bairros Andrino, Oficinas e Vila Moema, principalmente nas ruas: Aldo Hulsen, Wenceslau Bráz, Júlio Boppré e Rua dos Ferroviários.
Na Rua dos Ferroviários, houve cedimento de asfalto, resultando no bloqueio temporário de um ônibus, que já foi removido com segurança.
Equipes municipais de Defesa Civil e secretarias de Obras e Trânsito atuaram no isolamento e reparo emergencial do trecho, além do monitoramento de demais áreas críticas.
A Defesa Civil regional destaca que as áreas alagadas e erosões não estão associadas ao nível do Rio Tubarão, mas sim a falhas no sistema de drenagem pluvial e acúmulo de água na rede urbana.
Em Treze de Maio, houve interdições e aumento de risco de quedas nas pontes das localidades de Lajeado e São Gabriel, devido ao aumento do nível da água e erosões nas cabeceiras.
A Defesa Civil Municipal sinalizou as áreas de risco e realiza monitoramento preventivo, com apoio da Secretaria de Obras. Já o trânsito local segue parcialmente interrompido nas pontes de Lajeado e São Gabriel até nova avaliação técnica.
.jpg)
Em Imbituba, nas últimas horas, a chuva intensa provocou pontos de alagamento na área urbana, afetando especialmente os bairros Nova Brasília (TV Novo Horizonte), Itapirubá (Rua Antônio Jesuíno) e Vila Village (Avenida Atlântica), com registro de queda de árvores.
O município de Imaruí também registrou alagamentos em estradas gerais, principalmente na localidade de Tamborete e no bairro Ribeirão de Imaruí.
Em São Martinho, devido à elevação do nível do rio, foi realizado isolamento preventivo da ponte da Rua Alberto Eyng, que encontra-se imersa nas águas do rio.
Também ocorre monitoramento da ponte de acesso ao bairro Rio 7, que apresenta grande volume de água nas cabeceiras. A Defesa Civil Municipal manteve o isolamento das áreas de risco, com sinalização e acompanhamento técnico contínuo.
Na região da Amurel, até o momento, não há registros de desabrigados ou desalojados, e todas as Defesas Civis Municipais seguem em monitoramento contínuo.