Os trabalhos ao longo das madrugadas terá continuidade pelos próximos dias, com a previsão de que o serviço esteja em dia até o final da próxima semana
A força-tarefa que vem trabalhando em jornadas de 24 horas desde o início desta semana, liderada pela nova empresa contratada pela prefeitura de Tubarão para a realização do serviço em caráter emergencial, com equipes que se dividem em três turnos por dia, recolheu entre esta quarta-feira, dia 8, e a madrugada desta quinta-feira, dia 9, 138 toneladas de resíduos.
Já ao longo desta quinta-feira, as equipes recolheram mais de 60 toneladas, apenas no primeiro turno, com uma expectativa de 150 toneladas ao todo, ao final dos próximos dois turnos.
Os trabalhos ao longo das madrugadas terá continuidade pelos próximos dias, com a previsão de que o serviço esteja em dia até o final da próxima semana.
Segundo a prefeitura, o lixo acumulou em alguns bairros e regiões da cidade por conta dos atrasos registrados ainda antes da nova empresa assumir a coleta. A cooperativa Bom Jesus completa sua primeira semana de operação nesta sexta-feira, dia 10, em Tubarão.
“Pedimos que a população siga colaborando conosco, pois estamos correndo contra o tempo para colocar a coleta de lixo em dia na nossa cidade. Para isso, basta disponibilizar seus resíduos nos mesmos dias e horários em que está acostumada, pois o cronograma de recolhimento permanece o mesmo, sem alterações”, explica o secretário de Serviços Públicos e Zeladoria, Jó Krüger.
Licitação suspensa
A prefeitura de Tubarão decidiu suspender a abertura da sessão pública da licitação que vai definir a nova empresa responsável pela coleta dos resíduos sólidos no município. O ato estava marcado para esta quarta-feira, dia 8, a partir das 14h.
A decisão considera os questionamentos e impugnações formalizados contra o edital da concorrência eletrônica e deve dar tempo hábil para o município analisar os itens contestados. “A medida visa garantir total transparência, segurança jurídica e igualdade de condições a todos os concorrentes. O edital foi elaborado de forma criteriosa e conta com o aval técnico do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC), reforçando a lisura e a legalidade de todo o processo”, diz trecho da nota oficial emitida na noite desta terça-feira, dia 7.