O município registrou o maior volume de chuva em Santa Catarina no período de 24 horas
Divulgação/Folha Regional A cidade de Luiz Alves, no Vale do Itajaí, ficou alagada após a forte chuva que atingiu a região entre domingo, dia 23, e esta segunda-feira, dia 24. De acordo com a Defesa Civil, em apenas três horas choveu o equivalente ao previsto para uma semana no município.
O município registrou o maior volume de chuva em Santa Catarina no período de 24 horas, entre 18h de domingo e 18h desta segunda-feira: foram 180,2 milímetros, segundo a Defesa Civil.
.jpg)
A prefeitura suspendeu as aulas da tarde e da noite. O posto de saúde do bairro Canoas também não funcionou durante a tarde. Um abrigo foi aberto para atender moradores, caso seja necessário.
Mais de 30 cidades afetadas
Desde sábado, dia 22, as chuvas intensas em Santa Catarina provocaram alagamentos e danos em pelo menos 32 cidades e 3 decretaram situação de emergência.
Até a última atualização desta segunda-feira, a Defesa Civil contabilizava 364 casas afetadas e 148 pessoas que deixaram as próprias casas para se abrigar com parentes ou amigos.
Por causa dos ventos fortes, a Marinha fechou o canal de acesso ao Porto de Itajaí às 8h30 desta segunda. A passagem foi liberada às 16h20, após avaliação da corporação.
O mau tempo também atingiu o Rio Grande do Sul e o Paraná. Em Guarapuava, pedras de granizo do tamanho de ovos de galinha causaram estragos, e em Erechim, mais de 150 pessoas ficaram feridas.
Além de Luiz Alves, Balneário Barra do Sul registrou 159,8 mm de chuva em 24 horas, enquanto Araquari acumulou 149,8 mm no mesmo período.
A média histórica de chuva para novembro na região é de 170 milímetros, segundo a Epagri/Ciram, responsável pelo monitoramento meteorológico em Santa Catarina.
.jpg)