Abastecimento de água está comprometido desde quinta-feira por causa de teste de equipamento na Estação de Tratamento de Água
A prefeitura de Capivari de Baixo, em conjunto com o Consórcio Saneamento Capivari e Tubarão Saneamento, organizou uma força-tarefa para resolver a irregularidade no fornecimento de água para algumas áreas do município.
O abastecimento de água está comprometido desde a última quinta-feira, dia 17, em função de um teste de equipamento na Estação de Tratamento de Água (ETA), em Tubarão – concessionária que abastece Capivari de Baixo.
Para minimizar os problemas ocasionados pelo desabastecimento, a prefeitura fez contratação de caminhões-pipas, que iniciaram no sábado, dia 19, o abastecimento dos quatro reservatórios, R1, R2, R3 e R4, este último compreende as duas caixas d’água de 20 mil litros cada, no bairro Ilhotinha. A prefeitura também já destinou R$ 131 mil para a substituição de hidrômetros e outros R$ 41 mil para troca de cavaletes nas unidades consumidoras.
Ao mesmo tempo, técnicos do Consórcio Capivari trabalham na identificação de vazamentos ocultos, já que o município tem perdas por vazamentos na ordem de 47% do volume enviado pela empresa responsável pelo fornecimento da água.
“Em razão destas perdas de água, o abastecimento fica lento. A utilização de água em grande escala pela comunidade deixa os reservatórios em situações críticas, e não conseguimos manter o abastecimento regular”, explica o coordenador de Planejamento Urbano, engenheiro Henrique Guimarães.
Para não penalizar as comunidades mais distantes ou mais altas – que habitualmente são as principais impactadas, são feitas as manobras de fechamento de válvulas de registros em alguns pontos, para controlar o abastecimento de alguns pontos e levar água até outros locais, até que o sistema esteja normalizado.