Desde sua fundação, a instituição atravessou desafios e transformações que a consolidaram como referência em Santa Catarina e no Brasil
Ao completar 60 anos de existência, a Fundação InoversaSul, sediada em Tubarão, celebra um legado de impacto social e educacional, destacando sua contribuição para a educação de qualidade e o desenvolvimento regional.
Desde sua fundação, a instituição atravessou desafios e transformações que a consolidaram como referência em Santa Catarina e no Brasil.
Além de Tubarão, a InoversaSul possui projetos destacados em cidades como Florianópolis, Garopaba, Timbó e Campos Novos em Santa Catarina. Palmas, Paraíso e Porto Nacional no estado do Tocantis, além de mobilizações em outras regiões. Entre os projetos em andamento, estão estudos e realização da adequação de Plano Diretor Municipal, planos de negócios, planejamento estratégico, pesquisas e projetos.
A InoversaSul é mantenedora da UniTVSC, com sinal digital e abrangência regional, e do Colégio Dehon, em Tubarão, referência em educação, em seus 75 anos de história.
Em termos financeiros, a Fundação superou desafios históricos e alcançou sustentabilidade. Com um patrimônio de mais de R$ 350 milhões, garantiu a manutenção e ampliação de seus projetos. Essa estabilidade permitiu que a instituição liquidasse dívidas passadas e planejasse o futuro com segurança, sempre priorizando o impacto social.
Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira, na sede da Fundação, o presidente Valter Schmitz, destaca que o objetivo central é continuar promovendo o desenvolvimento regional por meio da educação. “O compromisso da instituição é com o futuro, buscando inovação e excelência para manter-se relevante e transformar vidas. Projetos de inclusão, novas tecnologias e soluções regionais são pilares dessa missão, que reflete os valores comunitários e filantrópicos que nortearam a criação da Fundação.”
Dehon
Um dos pilares dessa trajetória é o Colégio Dehon, reconhecido como uma das melhores escolas do estado. Os índices de aprovação em vestibulares de alto desempenho, como o curso de Medicina, evidenciam a excelência pedagógica da instituição.
Com investimentos em infraestrutura e tecnologia, o colégio oferece aos alunos acesso às ferramentas mais modernas de ensino, incluindo uma sala de aprendizado tecnológico que será aberta para capacitação de professores e estudantes da rede pública, ampliando seu impacto social.
Além disso, o Colégio Dehon promove a inclusão ao integrar 167 alunos com necessidades especiais no ensino regular. Este projeto reflete o compromisso da Fundação com a equidade, oferecendo suporte educacional e social às crianças e suas famílias sem custos adicionais. O esforço para garantir essa integração exige um investimento significativo, mas reforça o caráter comunitário da instituição.
Tecnologia
A Diretoria de Negócios, Ciência e Tecnologia também é um destaque nos 60 anos da Fundação. Essa área foi criada para aplicar o conhecimento acumulado pela instituição na solução de problemas sociais e ambientais. Projetos como o “Facilita”, que otimiza serviços públicos e acelera o atendimento ao cidadão, estão sendo replicados em várias cidades do Brasil, incluindo Florianópolis, Joinville e outras regiões de Santa Catarina.
UniTV
A transformação da UniTV, antes uma emissora tradicional, em uma plataforma multimídia de comunicação é outro marco. Essa iniciativa não apenas moderniza a forma como a Fundação dissemina conhecimento, mas também lidera a criação da Rede Catarinense de TVs Universitárias e Comunitárias, fortalecendo a cultura e a educação regional.