Segundo o comandante, os índices são positivos. PM também estuda possibilidade de ter sede própria no município
O comandante do 3º Pelotão da Polícia Militar de Jaguaruna, 2º tenente PM Rafael Fernandes dos Santos, participou da sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Treze de Maio nesta segunda-feira, dia 20, para apresentar aos edis e à população informações sobre a segurança pública.
Na tribuna, o comandante do 3º Pelotão que abrange os municípios de Jaguaruna, Sangão e Treze de Maio, abordou sobre a diferença de ordem e segurança, as atribuições da Polícia Militar, os programas oferecidos e detalhando as ações.
Durante a fala, foi destacado os índices positivos de Santa Catarina, que teve diminuição em nove dos 11 índices de criminalidade em 2023. As mortes violentas passaram de 686 casos em 2022 para 679 no ano passado - queda de 1%. Em relação aos roubos, a redução chegou a 14,5% na comparação com o ano anterior. No casos dos furtos, o número diminuiu 2,4%.
Segundo o balanço apresentado, o índice de mortes por confronto com a polícia cresceu 79,5% e o registro de violência doméstica subiu 6,8%.
Dos 295 municípios catarinenses, 146 não registraram ocorrência de homicídio em 2023. O número representa 49,5% das cidades.
Nesse contexto, o município de Treze de Maio acompanha os índices positivos com poucas ocorrências registradas nos últimos dois anos. Em 2022 foram registradas 416 ocorrências em geral. Já em 2023, foram 456.
Sinistros de trânsito teve 50 casos em 2023 e 51 em 2022. Posse de drogas houve queda, sendo seis em 2022 e três em 2023. O número de lesão corporal dolosa também diminuiu. De 13 em 2022, foram registradas nove em 2023. O número de furtos subiu de 14 para 17. Violência doméstica também subiu de dois para três ocorrências em um ano. “São números positivos e estamos em rondas constante no município para manter a ordem e a segurança no local”, comentou o comandante.
Sede própria da PM
Após apresentar os dados, o comandante do Pelotão da PM de Jaguaruna recebeu elogios e agradecimentos dos vereadores e um questionamento sobre a ausência de local próprio para a Polícia Militar no município, que há anos divide a estrutura da Polícia Civil.
O comandante Rafael Fernandes destacou que Treze de Maio e Pedras Grandes são os dois únicos municípios da região em que a Polícia Militar não possui sede própria. “Seria importante a Polícia Militar ter seu espaço próprio. A corporação disponibiliza a obra de construção, se o município ceder um terreno. Ficamos à disposição para conversar com a prefeitura e com o apoio dos vereadores para verificar essa possibilidade”, afirmou.