Mais de 200 famílias de Tubarão poderão ser contempladas pelo programa federal de regularização de imóveis
A instrutora cooperativista e ex-presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Tubarão, Maiara Paseto Sumariva, acompanhou nesta semana junto com outros representantes do município, a cerimônia de assinatura das primeiras contratações do Programa Periferia Viva: Regularização Fundiária e Melhoria Habitacional (REGMEL) do Ministério das Cidades, em Brasília. O objetivo é a melhoria da regularização fundiária e habitação em áreas urbanas de baixa renda.
Na ocasião, foram assinados 11.750 contratos com famílias de seis estados: Bahia, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os contratos beneficiam 39 núcleos urbanos informais com investimento de R$ 55,9 milhões.
Conforme a comitiva de Tubarão, cerca de 270 famílias do município poderão ser contempladas com o programa. “Assinamos a 1° etapa da regularização, dando andamento ao processo para que as famílias contempladas recebam o título de propriedade do imóvel delas. Desde 2021 estamos trabalhando na mobilização e conscientização sobre regularização fundiária social com um núcleo modelo no bairro Guarda Margem Esquerda e parte do Sertão da Jararaca”, comenta Maiara.
Ela destaca que em Tubarão, mais de 60% dos imóveis possuem irregularidades em seus registros que carecem de algum tipo de regularização fundiária sendo ela de fracionamento da unidade imobiliária, até a titulação do ocupante. “Na parte rural, a regularização é de extrema importância para que consigam a garantia de um plantio digno, com investimentos e melhorias. Que sua produção seja vendida de forma legal, e isso só possível com a regularização fundiária de seu imóvel”, salienta.
Em defesa do agro
Maiara Pazeto Sumariva é instrutora cooperativista e conhecida por seu engajamento e atuação em prol do agronegócio. Ela anunciou sua pré-candidatura a vereadora para concorrer às eleições municipais deste ano pelo Partido Liberal (PL) em Tubarão.
Durante quatro anos, Maiara trabalhou no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tubarão, onde ofereceu orientação e assistência aos agricultores associados. Ela também foi a primeira mulher a atuar como presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, cargo que ocupou de 2019 a 2023. Durante sua gestão, promoveu reuniões nas comunidades locais e encaminhou demandas aos órgãos competentes, buscando soluções ágeis para as necessidades identificadas.
“Conheci de perto as demandas dos agricultores e vi a necessidade de ter alguém para representá-los. Durante minha gestão como presidente do Conselho conseguimos reestruturar a secretaria de Agricultura do município, que antes era apenas uma pasta dentro de outra secretaria, além de conquistarmos a unificação de todos os serviços agrícolas em um único espaço para otimizar o tempo do agricultor. Sabemos das dificuldades que eles enfrentam e queremos buscar mais espaços”, explica.
Ela recebeu o convite para se filiar ao PL do deputado estadual Jessé Lopes, que atua na região Sul do Estado. Maiara apresentou as demandas do setor agrícola do município ao deputado, que destinou uma emenda parlamentar de cerca de R$ 200 mil para aquisição de implementos agrícolas.
“Periodicamente estamos em Tubarão e ouvimos as demandas agora da nossa pré-candidata a vereadora para auxiliar a área rural. Também defendemos a segurança pública e em breve a Polícia Militar irá receber mais uma viatura para auxiliar nos serviços”, comenta o deputado estadual Jessé Lopes, que apoia a pré-candidatura de Maiara Sumariva.