Plano busca contribuir com sugestões a outras ações para que Tubarão tenha mais agilidade em situações de cheia
O Conselho das Entidades de Classe de Tubarão e Região apresentou nesta segunda-feira, dia 18, na ACIT (Associação Empresarial de Tubarão), um plano preventivo para cheias e inundações no município de Tubarão.
"Este é um trabalho que iniciamos no ano passado a partir de reuniões do conselho, que é formado por 14 entidades. Busca contribuir com sugestões a outras ações que já existem, para que tenhamos ainda mais agilidade neste processo, diante de novas ocorrências de cheias que podem comprometer a vida dos cidadãos e a economia da cidade", disse o presidente da ACIT, Gean Carlo de Bom da Silva.
O engenheiro Marcílio Zanella fez a apresentação do plano, que contém sugestões com base em dados técnicos, e esclareceu dúvidas, citando exemplos de medidas eficazes que acontecem em outras cidades e países.
O Relatório de Ações de Prevenção e Enfrentamento aos Danos Causados pelas Enchentes do Rio Tubarão em seu Percurso pelo Município de Tubarão traz sugestões de uso eficiente de comportas e bombas, telemetria, código de postura do município e da população, rede de drenagem, poços de visita, construção de diques para minimizar o impacto das inundações nos bairros e canalização da água para lagoas, entre outras.
Participaram do encontro o deputado estadual Estêner Soratto Júnior, o prefeito Jairo Cascaes, o presidente da Câmara de Vereadores de Tubarão, Gelson Bento, vereadores, comando da Polícia Militar e Bombeiros, entidades e instituições.
O Conselho das Entidades de Classe de Tubarão e Região é formado por CDL, ACIT, SINDILOJAS, AJET, SINDIMAD, SINDUSCON, SINDICONT, SINDIMET, SICCOT, AMPE, AREATB, Associação de Bares, Hoteis e Restaurantes da Amurel, Observatório Social do Brasil – Tubarão/SC e Acomac Amurel.