Ordem de serviço foi assinada com a empresa vencedora da licitação pelo valor de cerca de R$ 5,8 milhões
A ordem de execução para a construção da primeira escola bilíngue para surdos em Santa Catarina foi assinada na prefeitura de Laguna nesta quarta-feira, dia 22. A escola atenderá ao padrão FNDE e contará com cinco salas de aula. O novo equipamento educacional será construído na Rua Tiradentes, nº 134, no bairro Progresso.
A obra será executada pela empresa Magapavi Construtora, Terraplanagem e Pavimentadora Ltda., pelo valor total de R$ 5.810.000,00. O prazo para conclusão é de 24 meses com início previsto já para a próxima semana.
Participaram da assinatura, o prefeito Peterson Crippa o vice-prefeito Leandro Schiefler Bento, o chefe de gabinete Bruno Marçal, a presidente da Associação de Pais e Amigos dos Surdos (ALPAS), Crisiane Nunes Bez Batti, e demais integrantes, que destacaram a importância do projeto.
O prefeito ressaltou a relevância do momento para o município e reafirmou o compromisso de sua gestão com a inclusão e a educação. “Este é um momento de muita felicidade para a nossa cidade e para todos os surdos. Com essa nova escola bilíngue, daremos mais oportunidades para as crianças e jovens, garantindo educação de qualidade e acessível.”
A nova escola será um marco no desenvolvimento educacional da cidade, proporcionando ensino bilíngue em Libras e Português e fortalecendo o compromisso do município com uma educação inclusiva.
Será uma escola-piloto regional, com método de ensino exclusivo em libras, que atenderá até 180 estudantes da região da Amurel, do ensino infantil ao médio.
Parceria fortalece a capacitação
A escola contará com apoio do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Polo Bilíngue de Palhoça, por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Essa parceria viabilizará formação de professores especializados em Libras, estrutura pedagógica de excelência e expansão de cursos voltados à educação bilíngue na região. O objetivo é criar uma rede de profissionais qualificados para atuar na nova escola e fomentar a inclusão de surdos na educação.