Prefeito de Jaguaruna avalia resultado das últimas eleições e anuncia ações para o próximo mandato
O primeiro prefeito a se reeleger na história de Jaguaruna, Laerte Silva (Podemos), inicia o planejamento para o seu segundo mandato. Em entrevista à Folha Regional, Laerte faz uma avaliação sobre as eleições municipais e destaca projetos que pretende executar a partir de 2025.
Ao lado do vice-prefeito Henrique Fontana (Podemos), Laerte conquistou 7.583 votos.
O prefeito afirma que sua reeleição quebrou tabus no município. “Nossa candidatura foi fora do normal. Quebramos dois tabus. Fomos o primeiro prefeito reeleito desde a emancipação política de Jaguaruna e o primeiro prefeito a colocar mais de dois mil votos de diferença entre os outros candidatos. Fizemos um trabalho sério, sem fundo partidário, sem coligação, sem promessa, e a população nos abonou”, analisa.
Além da vitória no Executivo, Laerte também comemora a eleição dos três vereadores do seu partido. Diz ainda que um deles, o ex-secretário de Agricultura Dirceu Sebastião Rodrigues, pode ser o próximo prefeito de Jaguaruna. “O Dirceu foi o vereador mais votado e vai ser o próximo prefeito. Já está na caminhada”, garante.
Aproximação entre Executivo e Legislativo
O primeiro mandato de Laerte Silva como prefeito de Jaguaruna foi marcado por embates com a Câmara de Vereadores. Agora, com apenas um vereador reeleito da atual Legislatura, a expectativa é de que o cenário seja diferente entre Executivo e Legislativo a partir de 2025.
“Eu acredito que, com essa renovação da Câmara, o nosso relacionamento vai ser positivo. Até os próprios vereadores que se elegeram entenderam que a população não quer mais saber de picuinha política, mas que os vereadores trabalhem em conjunto com quem estiver administrando o município”, diz. Laerte adianta que já há articulações para que Dirceu assuma como presidente da Câmara no primeiro ano e Gilmar Rosa, o Maninho (Podemos), ocupe o cargo no segundo ano. “Isso já está sendo articulado”, afirma.
Recursos do governo do Estado e emendas parlamentares
O prefeito destaca que em seu primeiro mandato teve o apoio do ex-governador Carlos Moisés para destravar obras importantes, como o desassoreamento da Barra do Camacho e a pavimentação da Rodovia Pedro Rosa Lemos, conhecida como Estrada da Jabuticabeira, entre outras obras.
Com a troca de governo, o prefeito conta que teve algumas dificuldades para obter recursos. “Esses dois primeiros anos do governo Jorginho Mello foram um pouco difíceis, mas agora é outro momento. Vamos bater na porta para captar recursos do governo estadual e federal e buscar apoio dos nossos deputados.”
Aquisição de nova draga
Ao ser questionado sobre a situação da draga cedida pela Cidasc, que está exposta às margens da Barra do Camacho, o prefeito diz que pretende devolvê-la após o fim do convênio e cogita a possibilidade de adquirir um novo equipamento com recursos próprios do município.
“A ideia é devolver a draga para a Cidasc e comprar uma nova, para o município executar a manutenção do desassoreamento por meios próprios, o que pode gerar custo-benefício. A Unesc já está fazendo os estudos para obtermos as licenças ambientais necessárias para operação da draga no canal”, explica. O termo de cessão de uso da draga da Cidasc encerra em maio de 2025.
Concurso da educação
No setor da educação, além da construção de novas unidades e reformas, a prefeitura deve lançar, ainda no primeiro semestre de 2025, um concurso público para a contratação de professores e outros profissionais. “Vamos fazer a prova para selecionar os melhores profissionais para a nossa educação. Também vamos ter vagas para psicólogos atuarem nas escolas para atender professores e alunos”, planeja.
Subprefeituras nos balneários
Ao falar sobre infraestrutura, o prefeito reconhece que um dos motivos constantes de reclamação dos moradores é a precariedade das estradas da cidade, principalmente dos balneários. Laerte ressalta que em seu primeiro mandato investiu na aquisição de equipamentos e reestruturou a Secretaria de Obras.
Para o segundo mandato, o intuito é instalar subprefeituras no norte e sul do município. “Com esses novos equipamentos, conseguimos atender as demandas com mais agilidade, e, para 2025, nossa missão é criar duas subprefeituras, uma no norte, que seria na Garopaba do Sul, e a outra no Balneário Esplanada. Assim, estaremos mais perto da população”, explica. Conforme o prefeito, serão instaladas estruturas com equipamentos com caçambas, tratores e maquinários para fazer a manutenção das estradas. Novos servidores devem ser contratados por meio de processo seletivo para atuar nesses locais.
Hospital pode ter novos gestores
A reportagem da Folha Regional questionou o prefeito sobre a situação do convênio com o Hospital de Caridade de Jaguaruna, que é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas).
Neste ano, o atraso no repasse dos recursos causou a suspensão temporária dos serviços de reforço médico e equipe multi no hospital, o que gerou polêmica na Câmara de Vereadores, que cobrou providências da prefeitura.
O prefeito afirma que o convênio será mantido para o próximo ano, porém, pretende analisar outros institutos que possam gerir o hospital. “Que a gente vai manter o repasse com o Ideas isso é fato, mas vamos buscar outros institutos para trocar ideias e impulsionarmos ainda mais nosso hospital”, comenta. Laerte também enfatiza que fez investimentos na saúde com a contratação de mais médicos, implantação da telemedicina e melhorias nas unidades de saúde nos bairros.
Três grandes projetos para o 2º mandato
Além das demandas pontuais, o prefeito afirma que quer executar três grandes projetos em seu segundo mandato: a revitalização do Centro, a construção de um novo centro administrativo e a ligação dos balneários. “São essas metas que a gente vai trabalhar para poder cumpri-las e que vão levar o município de Jaguaruna para outro patamar”, avalia.
O prefeito diz que a revitalização do Centro e o acesso entre os balneários já estão com projetos encaminhados para o município buscar recursos com o governo do Estado para execução das obras.
A construção de uma nova prefeitura também já está sendo projetada. A ideia seria concentrar todas as secretarias em um único local. “Estamos avaliando algumas áreas. Temos uma em vista no bairro Morretes. O prédio atual já está no limite e vamos começar a ver isso ano que vem”, diz.