O pequeno Lorenzo Leal Belo foi diagnosticado com autismo e apresenta hiperfoco para letras e números. Família busca apoio para tratamento
Aos 3 anos, o pequeno Lorenzo Leal Belo, passa suas tardes lendo palavras e observando números. O fato incomum para uma criança da idade dele surpreendeu amigos e familiares.
A mãe de Lorenzo, Emily Hellen Belo, que mora com os dois filhos e o marido em Tubarão, diz que desde muito pequeno percebia que as letras e números chamavam a atenção dele até que descobriu que já sabia formar sílabas e ler palavras sem ninguém ter ensinado. “Desde muito pequeno percebemos que letras, números e formas geométricas chamavam a atenção dele. Quando passávamos por placas, ele falava as palavras que estavam escritas e foi aí que descobrimos que ele sabia ler. Com 2 anos e meio ele já sabia os números e escreve palavras completas, porém, ainda não sabe falar frases inteiras, está aprendendo”, conta a mãe.
Emily comenta que apesar do filho ter hiperfoco para letras e números e aprender a ler e escrever precocemente, ele apresentava alguns sinais de falta de atenção em alguns comandos e há cerca de um mês foi diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Lorenzo faz terapia uma vez por semana e no próximo ano iniciará no pré-escolar. Os pais têm dificuldades para custear todos os tratamentos necessários como sessões com fonoaudióloga, terapia ocupacional e atendimento psicológico.
“Atualmente ele faz terapia uma vez por semana, mas o médico recomendou 20 horas semanais, o que sai muito caro. Estamos tentando estimular as habilidades dele para resolver problemas de matemática, a escrita e a leitura, só que ele ainda precisa desenvolver a fala e fazer o tratamento completo”, explica.
A mãe professora e o pai vendedor buscam apoio para o tratamento do filho para que ele desenvolva suas habilidades e tenha acesso aos especialistas. Quem puder contribuir com a família pode entrar em contato com a mãe de Lorenzo pelo telefone (48) 48 8808-9171.