A previsão é que os temporais ganhem força entre a noite deste domingo e a madrugada de segunda-feira, com o avanço da frente fria em SC
Uma grande reviravolta do tempo marcará este começo de semana no Sul do Brasil com uma onda de tempestades decorrente do avanço de uma linha de instabilidade pré-frontal e o deslocamento de uma frente fria dentro de um ambiente extremamente instável de formação de um ciclone na costa do Uruguai e que depois será um ciclone bomba no meio do Atlântico.
Entre este domingo, dia 1º, e a segunda-feira, dia 2, a passagem de uma frente fria favorece condições para temporais em toda Santa Catarina, podendo ser severos no Grande Oeste. No litoral sul o risco é alto para ocorrências associadas a destelhamentos, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas pontuais.
Com o avanço da frente fria, os temporais ganham força e vêm acompanhados de raios, intensas rajadas de vento, chuva forte e eventual queda de granizo, sobretudo entre o Grande Oeste e o sul de SC. No decorrer da segunda-feira, dia 2, a chuva e os temporais se espalham para todas regiões. No norte catarinense os temporais devem ser caracterizados, principalmente, por chuva intensa, não se descartando rajadas de vento pontuais.
A Defesa Civil recomenda:
Durante os temporais busque um local abrigado e jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
Redobre cuidados próximo a áreas de encosta.
Fique atento à inclinação de árvores e postes, além de rachaduras em muros ou paredes.