O risco é muito alto para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas
Foto: Divulgação/Defesa Civil A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina intensificou o alerta para os temporais com vendaval e chuva intensa que devem passar pelo estado entre a tarde desta sexta-feira, 7, e a madrugada de sábado, 8.
Atualizando o boletim divulgado nesta quarta-feira, 5, o novo panorama aponta para um alerta laranja para as regiões litorâneas, Planalto Sul e todo o Vale do Itajaí, e alerta vermelho para o Planalto Norte e Oeste Catarinense.
O fenômeno climático é ocasionado por causa do processo de formação de um ciclone extratropical em alto mar, entre a costa do Sul e do Sudeste do país, favorecendo o desenvolvimento de temporais com vendaval, chuva intensa, raios e queda de granizo por todo o estado.
Nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, a instabilidade começa já pela manhã desta sexta-feira, mas é durante a tarde que as tempestades ganham força. Na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, a previsão é que os temporais cheguem com mais força entre a tarde e a noite.
O risco é muito alto para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas.
Durante a passagem do temporal, as rajadas de vento podem superar os 80 km/h e a chuva pode ser intensa em curtos períodos de tempo.
Na madrugada de sábado (08), o risco para temporais diminuem e o vento se intensifica, especialmente no Litoral.
A Defesa Civil recomenda: