Segunda-feira, 25 de novembro de 2024
Tubarão
31 °C
15 °C
Fechar [x]
Tubarão
31 °C
15 °C
COTIDIANO

Deputado federal denuncia Boulos por hino nacional com linguagem neutra

O deputado Girão diz que a alteração “proposital” da letra do Hino Nacional para incluir pronomes neutros não é permitida por lei

27/08/2024 19h59 | Atualizada em 27/08/2024 20h04 | Por: Redação Folha Regional

O deputado federal General Girão (PL-RN) fez uma denúncia à Procuradoria-Geral da República (PGR), nesta terça-feira, dia 27, contra Guilherme Boulos após apresentação do hino nacional com linguagem neutra, durante um comício do candidato a prefeito de São Paulo.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), participou do evento, realizado no sábado, dia 24.

Na denúncia protocolada no fim da tarde desta terça, Girão diz que a alteração “proposital” da letra do Hino Nacional para incluir pronomes neutros não é permitida por lei. O parlamentar citou a Lei nº 5.700/1971, que determina a execução integral do Hino, em qualquer hipótese, e prevê que “todos os presentes devem tomar atitude de respeito”.

Girão alega que a conduta de Boulos pode ser considerada contravenção, que requer aplicação de multa. “Diante disso, busca junto ao Ministério Público, por meio dessa denúncia, a devida penalização dos agentes políticos que capitanearam o evento com desrespeito a um dos símbolos nacionais mais importantes de qualquer nação”, afirmou.

Boulos apaga vídeo de hino com linguagem neutra após polêmica

A campanha de Guilherme Boulos (PSOL) apagou das redes sociais ligadas ao candidato o vídeo no qual o Hino Nacional é cantado com linguagem neutra.

Durante um evento do candidato à Prefeitura de São Paulo no último sábado, a interprete Yurungai cantou "des filhes deste solo és mãe gentil, pátria amada, Brasil", em vez de "dos filhos deste solo", como diz o trecho original. Segundo a campanha do deputado federal, em momento algum foi solicitada ou autorizada a alteração na letra do Hino Nacional interpretado na abertura do comício.

"A produtora, organizadora do evento, foi responsável pela contratação de todos os profissionais que trabalharam para a realização da atividade, incluindo a seleção e o convite à intérprete que cantou o Hino Nacional", diz nota enviada pela equipe de Boulos. O assunto repercutiu nas redes sociais, e o uso da linguagem neutra foi criticado por internautas. 

Marina Helena, candidata à prefeitura pelo Novo, afirmou nas redes sociais que foi um "desrespeito e destruição de nossos símbolos nacionais". O deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) afirmou: "Desordem e retrocesso! Em evento do PSOL com Lula e Boulos, o hino nacional foi cantado em linguagem neutra".

O também deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) também usou as redes sociais para criticar o caso. "Hino Nacional Brasileiro desafinado e cantado em linguagem neutra em um comício com Boulos e Lula. A intenção era tirar sarro?"

Eduardo Bolsonaro (PL-SP) disse que isso "não é apenas vergonhoso, é crime contra os símbolos nacionais, previsto na Lei 5.700/1971". "Vamos denunciar!"

O Ministério Público Federal informou que recebeu a representação contra Boulos por uso da linguagem neutra durante a execução do hino. Disse que o caso será encaminhado ao promotor natural, da primeira instância da Justiça Eleitoral, que avaliará se dará prosseguimento. 

As informações são de Folha de São Paulo

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão (SC) - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!