A nova área do hospital é focada na psiquiatria
Já está na conta da Associação Hospitalar Nossa Senhora de Fátima do município de Praia Grande o valor de R$1,3 milhão para a conclusão da nova área da instituição. O recurso é proveniente de emenda parlamentar do deputado estadual Volnei Weber (MDB).
“Quem acompanha o meu trabalho sabe que saúde é uma das áreas que defendo de maneira ferrenha e busco ser parceiro e incentivador. Com o Hospital de Praia Grande não é diferente. Proporcionar atendimento de qualidade com estrutura adequada e profissionais qualificados à nossa população é o mínimo que se pode fazer, pois sem saúde todos os demais setores da economia são afetados, além, é claro, de ser um direito básico de todos os cidadãos. Por isso, eu não poderia deixar de contribuir com a obra de ampliação da instituição”, explica Weber.
A nova área do hospital é focada na psiquiatria. Serão mais de três mil metros quadrados, com 30 leitos de psiquiatria, 30 leitos de internação clínica/cirúrgica, serviços de emergência psiquiátrica, lavanderia, cozinha, refeitório entre outros setores de apoio.
O investimento total da obra é de R$11 milhões e a previsão é que ela seja concluída no final deste ano, com início das atividades em 2025.
“Fico muito feliz em poder contribuir para esse projeto e ajudar com que o hospital seja referência na prestação de serviços de saúde mental de Santa Catarina. Um problema que até hoje é um tabu em todo o mundo, mas que precisa ser revisto e ter a sua atenção devida, pois, problemas de saúde mental são sérios e precisam ser tratados para evitar riscos maiores”, alerta o parlamentar.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) os transtornos mentais e comportamentais são considerados uma epidemia silenciosa. O número de casos vem aumentado ao longo dos anos o que vem preocupando os órgãos de saúde do país. Aqui em Santa Catarina não é diferente.
De acordo com dados do Observatório Fiesc estima-se que 1,2 milhão de catarinenses em idade ativa sofram com doenças mentais. Além disso, o Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência divulgou que até o momento já recebeu quase 3 mil chamadas de tentativas de suicídio apenas nesse ano.