Evento reunirá profissionais e estudantes de engenharia, agronomia e geociências nesta quarta-feira, na Acit
“Engenharia, Agronomia e Geociências no desenvolvimento das cidades” será o tema do 15º Congresso Estadual de Profissionais (CEP), que terá uma etapa em Tubarão nesta quarta-feira, dia 16.
O evento, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC), com apoio da Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos Vale do Rio Tubarão (AREA-TB), ocorre a partir das 18h, na Associação Empresarial de Tubarão (Acit), com credenciamento e café de boas-vindas.
Profissionais e estudantes de engenharia, agronomia e geociências de Tubarão e região estão convidados a participar do encontro aberto para discutir e propor políticas, estratégias e propostas de atuação do Crea-SC para o desenvolvimento de cidades inteligentes.
O engenheiro agrônomo Felipe Penter, que faz parte da coordenação do evento, explica que o objetivo do CEP é mobilizar profissionais catarinenses para debater soluções para desafios urbanos.
Durante o evento, serão abordados cinco eixos temáticos: Acessibilidade e Mobilidade Urbana, Saneamento Básico (Tratamento e distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto, drenagem urbana e gestão de resíduos sólidos); Engenharia Pública (Reurbs, Moradia, Tecnologia Social); Qualidade Ambiental (Áreas Verdes Urbanas; Emissões de CO™ por Habitante; Focos de Calor; Índice de Vulnerabilidade Climática dos Municípios; Supressão da Vegetação Primária e Secundária); Desenvolvimento Sustentável Energético Para os Municípios (Energia acessível e limpa), além de Inovação e Desburocratização do Sistema Confea/Crea.
“Esses encontros criam diálogos com nossos profissionais, permitindo que as necessidades e sugestões sejam ouvidas e consideradas”, diz o engenheiro.
Ele explica que durante as etapas regionais serão escolhidos delegados para representar Santa Catarina no congresso nacional. “No último CEP, Santa Catarina encaminhou 15 propostas, sendo nove contempladas a nível nacional mostrando que nossos profissionais têm uma alta capacidade de interação e propostas importantes para desenvolver e melhorar a qualidade de vida nas nossas cidades. Contamos com a participação de todos”, reforça o engenheiro Felipe Penter.
Os profissionais interessados em participar podem garantir suas vagas ao fazer a inscrição neste link: https://www.sympla.com.br/evento/encontro-preparatorio-para-o-15-congresso-estadual-de-profissionais-crea-sc-regiao-de-tubarao/2897327
Etapa estadual e nacional
Após as etapas regionais, o 15º Congresso Estadual de Profissionais (CEP)acontece em julho, em Balneário Camboriú. Os encontros preparatórios estão mobilizando os profissionais em todo o estado. São 22 eventos para apresentação de propostas.
As propostas de Santa Catarina serão apresentadas no 12° CNP, Congresso Nacional de Profissionais, 10 e 11 de outubro, em Vitória/ES.
O CNP é um fórum organizado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), apoiado pelos Creas e pelas entidades nacionais, que tem por objetivo discutir e propor políticas, estratégias e programas de atuação, visando à participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais (Resolução 1.013/2005).
A cada três anos o Sistema Confea/Crea e Mútua realiza o CNP, que é precedido pelos Congressos Estaduais de Profissionais – CEPs, e estes pelos eventos locais e/ou microrregionais e/ou regionais. Onze edições dos CNPs aconteceram até 2022.