Domingo, 21 de julho de 2024
Tubarão
23 °C
10 °C
Fechar [x]
Tubarão
23 °C
10 °C
COTIDIANO

Dez anos depois, Centro de Inovação de Tubarão pode ser inaugurado ainda este ano

Estrutura atingida por ventos no ano passado sofreu avarias. Vidros devem ser instalados nos próximos dias para conclusão da reforma do prédio, que ainda não foi inaugurado

Tubarão, 10/07/2024 09h04 | Atualizada em 11/07/2024 08h40 | Por: Redação Folha Regional
Willian Reis/Folha Regional

Com obras iniciadas ainda em 2014, o Centro de Inovação Sigma Tech Park, localizado no bairro Revoredo, em Tubarão, pode ser enfim inaugurado neste ano. A expectativa é do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Tubarão, Fernando Vechi.

O prédio está praticamente concluído e seria inaugurado ainda no ano passado. Porém, foi um dos atingidos pelos fortes ventos registrados na região em novembro de 2023. O Centro de Inovação teve parte da estrutura de alumínio danificada, e alguns vidros quebrados.

A prefeitura chegou a notificar a empresa responsável pela obra para executar a recuperação, porém, a empresa acabou cancelando o contrato.

Segundo o secretário Fernando Vechi, com a desistência, a prefeitura teve que assumir a obra, fazer o processo de cancelamento da primeira vencedora e convocar a segunda colocada na licitação para a execução do serviço, o que levou cerca de dois meses para a liberação.

Após os trâmites, a previsão é de que os vidros sejam instalados ainda nesta semana. “Foi feita a parte de recuperação da estrutura do suporte de aço e alumínio e o pedido para o novo fornecedor dos vidros. Em até 15 dias deve ser concluída essa parte da reposição dos vidros”, afirma Vechi.

Ele conta que, com o passar do tempo, a estrutura, que está em obras há 10 anos, já apresenta algumas avarias e necessita de reparos pontuais, que devem ser feitos nos próximos dias. “Nossa expectativa é que o prédio fique pronto até o final deste mês. Depois disso, a inauguração vai só depender da agenda das autoridades, por se tratar de uma obra feita com recursos do governo do Estado”, explica.

Espaço para geração de ideias, negócios, tecnologias e produtos, estava com mais de 90% da ocupação contratual assinada. No entanto, com a demora da inauguração, cerca de 20% das empresas credenciadas desistiram do processo.

O Instituto Rota Sul, formado pela Acit, Ajet e Fundação Unisul, fará a gestão do local. Serão 26 salas disponíveis.

Desde que o Centro de Inovação foi concebido em Tubarão, os investimentos chegaram a R$ 12 milhões, com recursos do Estado e contrapartida da prefeitura.

O Centro de Inovação Poderá alocar empresas de tecnologias e incubadoras que abrigam pequenas e microempresas. Até então, 23 empresas já estavam habilitadas para se instalar no local. “Além das empresas privadas, o Centro de Inovação terá incubadoras, aceleradoras e até um laboratório de prototipagem. Também será utilizado para eventos de fomento à inovação e tecnologia. Agora estamos aguardando esses processos para começarmos a utilizar”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Tubarão. 

  • 1 / 2
  • 2 / 2
Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão/SC - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!