Estrutura atingida por ventos no ano passado sofreu avarias. Vidros devem ser instalados nos próximos dias para conclusão da reforma do prédio, que ainda não foi inaugurado
Willian Reis/Folha Regional Com obras iniciadas ainda em 2014, o Centro de Inovação Sigma Tech Park, localizado no bairro Revoredo, em Tubarão, pode ser enfim inaugurado neste ano. A expectativa é do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Tubarão, Fernando Vechi.
O prédio está praticamente concluído e seria inaugurado ainda no ano passado. Porém, foi um dos atingidos pelos fortes ventos registrados na região em novembro de 2023. O Centro de Inovação teve parte da estrutura de alumínio danificada, e alguns vidros quebrados.
A prefeitura chegou a notificar a empresa responsável pela obra para executar a recuperação, porém, a empresa acabou cancelando o contrato.
Segundo o secretário Fernando Vechi, com a desistência, a prefeitura teve que assumir a obra, fazer o processo de cancelamento da primeira vencedora e convocar a segunda colocada na licitação para a execução do serviço, o que levou cerca de dois meses para a liberação.
Após os trâmites, a previsão é de que os vidros sejam instalados ainda nesta semana. “Foi feita a parte de recuperação da estrutura do suporte de aço e alumínio e o pedido para o novo fornecedor dos vidros. Em até 15 dias deve ser concluída essa parte da reposição dos vidros”, afirma Vechi.
Ele conta que, com o passar do tempo, a estrutura, que está em obras há 10 anos, já apresenta algumas avarias e necessita de reparos pontuais, que devem ser feitos nos próximos dias. “Nossa expectativa é que o prédio fique pronto até o final deste mês. Depois disso, a inauguração vai só depender da agenda das autoridades, por se tratar de uma obra feita com recursos do governo do Estado”, explica.
Espaço para geração de ideias, negócios, tecnologias e produtos, estava com mais de 90% da ocupação contratual assinada. No entanto, com a demora da inauguração, cerca de 20% das empresas credenciadas desistiram do processo.
O Instituto Rota Sul, formado pela Acit, Ajet e Fundação Unisul, fará a gestão do local. Serão 26 salas disponíveis.
Desde que o Centro de Inovação foi concebido em Tubarão, os investimentos chegaram a R$ 12 milhões, com recursos do Estado e contrapartida da prefeitura.
O Centro de Inovação Poderá alocar empresas de tecnologias e incubadoras que abrigam pequenas e microempresas. Até então, 23 empresas já estavam habilitadas para se instalar no local. “Além das empresas privadas, o Centro de Inovação terá incubadoras, aceleradoras e até um laboratório de prototipagem. Também será utilizado para eventos de fomento à inovação e tecnologia. Agora estamos aguardando esses processos para começarmos a utilizar”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Tubarão.