Presidente e vice buscaram aproximação para evidenciar a importância e urgência da atualização do projeto da redragagem do Rio Tubarão
A diretoria do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, Complexo Lagunar e Bacias Contíguas se reuniu com o secretário da Casa Civil de Santa Catarina, Estêner Soratto, para buscar aproximação cada vez maior e firmar parcerias com lideranças políticas. Na visita, a importância e urgência da atualização do projeto de redragagem do Rio Tubarão foram, mais uma vez, evidenciadas.
O fato de o secretário ser da região, na visão do presidente do Comitê Tubarão e Complexo Lagunar, Woimer José Back, é muito positivo e torna o alinhamento entre ambas as partes ainda mais essencial. “Ele precisa conhecer o que estamos articulando e reivindicando para que, nos momentos adequados, possa nos ajudar”, argumenta.
O encontro também serviu para Back e o vice-presidente do Comitê, Patrício Fileti, destacarem outras ações complementares que podem ser realizadas, como, por exemplo, estudo amplo da bacia, com modelagem do comportamento das águas para simular a quantidade de chuva.
Alternativas para minimizar os impactos das cheias também entraram em pauta, voltando o olhar para os canais extravasores, barragens de contensão e possível elevação da calha do rio.
Presidente e vice mostraram também o plano de trabalho do Comitê Tubarão e Complexo Lagunar e o trabalho que o órgão vem desempenhando com os municípios, visando ao cuidado e conservação das matas ciliares, tratamento de nascentes e minimização do esgoto sanitário.
“Levantamos todas essas questões a fim de buscar apoio nessas articulações junto ao governo do Estado, que já está na busca de soluções para alguns desses tópicos”, afirma Back.