Acidente ocorreu no início da tarde desta quarta-feira. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), informou em nota, que investigará o caso
Um dirigível contratado pelo São Paulo Futebol Clube caiu no bairro de Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo, no início da tarde desta quarta-feira, dia 25. Uma pessoa foi atendida com ferimentos leves.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-SP), o acidente ocorreu na Avenida Sarah Veloso. A Polícia Civil do estado foi acionada e quando chegou no local, ele já estava isolado pela Polícia Militar e pela Guarda Civil Municipal. O Corpo de Bombeiros também foi chamado. O incidente será registrado na 8ª Delegacia de Polícia da cidade.
Ainda de acordo com a SSP-SP, a aeronave transportava duas pessoas — um piloto e um passageiro. "Os tripulantes sofreram lesões. O passageiro foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital São Luiz, enquanto o piloto recebeu atendimento no local devido a um corte na cabeça", informou a secretaria.
Segundo informações da SSP-SP, o piloto relatou que o dirigível partiu de São Carlos pela manhã em direção a Carapicuíba, onde fez uma parada. Em seguida, houve uma nova decolagem, mas, durante o voo sobre Osasco, ocorreu uma perda de controle, levando à queda da aeronave.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), informou que investigará o caso. Conforme informado pelo órgão, investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV) foram mobilizados para a coleta de informações sobre o incidente relacionado à aeronave com matrícula PR-ZAD.
Em nota, o time afirmou que dirigível pertencia a uma empresa contratada pelo clube para realizar uma ação publicitária algumas horas antes do confronto contra o Botafogo, que faz parte das quartas de final da Conmebol Libertadores. Ele partiu de Carapicuíba e estava em um voo de teste quando aconteceu o incidente.
Leia a nota na íntegra do SPFC:
"O São Paulo FC lamenta o incidente ocorrido com o dirigível contratado por locação da Airship do Brasil Indústria e Serviços Aéreos SA. A empresa já havia prestado este mesmo serviço ao Clube por ocasião da final da Copa do Brasil, em 2023, sem nenhuma intercorrência.
O aparelho fazia um teste nesta manhã em preparação ao sobrevoo noturno, previamente autorizado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que estava programado para a região do estádio.
O Clube informa que, felizmente, não houve feridos com gravidade e está prestando todo o suporte necessário aos tripulantes e demais envolvidos."
As informações são do Correio Braziliense