Equipes especializadas estiveram no local para instalar barreiras de contenção e impedir que o óleo continue se espalhando na água
O barco pesqueiro Primavera XVI, de Itajaí, com 17 tripulantes, naufragou na madrugada desta quinta-feira, dia 4, em Laguna. De acordo com a Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna, o incidente aconteceu na entrada da barra da Lagoa de Santo Antônio e todos os tripulantes sobreviveram. O óleo da embarcação começou a vazar pelo mar no decorrer do dia.
A Polícia Militar Ambiental (PMA) e equipes especializadas do Porto de Imbituba foram até o local a fim de auxiliar na contenção do vazamento com a instalação de barreiras e analisar os danos.
A Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna (DelLaguna) instaurou um inquérito administrativo para apurar a causa do naufrágio. Durante a investigação, serão ouvidos o comandante da embarcação e os tripulantes. “Logo após o ocorrido, a Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna acionou a equipe SAR (Busca e Salvamento) para realizar uma inspeção no local. Após a constatação de poluição hídrica, a MB (Marinha do Brasil) notificou a empresa responsável pela embarcação para que realize a contenção necessária”, afirmou a DelLaguna, em nota.
A embarcação foi à pique na madrugada desta quinta-feira, 4, quando seguia viagem para Itajaí, no litoral norte do Estado. Antes de seguir viagem, o barco fez a despesca no Porto de Laguna. A tripulação, com 17 membros, se salvou com auxílio de uma embarcação menor. De acordo com o Instituto de Pesca (IDP), o impacto contra o banco de areia fez com que a rede de pesca, extremamente pesada, deslizasse para um lado, contribuindo para o naufrágio.