Cerimônia de entrega das chaves das salas do Sigma Tech Park está marcada para as 16h
No próximo dia 25 de setembro, 18 empresas iniciarão oficialmente as operações no Centro de Inovação Sigma Tech Park, localizado no bairro Revoredo, em Tubarão. A cerimônia de entrega das chaves das salas com a presença de autoridades está marcada para as 16h.
Em obras desde 2014, o prédio foi concluído neste mês e deveria ter sido inaugurado ainda no ano passado. Porém, foi um dos atingidos pelos fortes ventos registrados na região em novembro de 2023. O Centro de Inovação teve parte da estrutura de alumínio danificada, e alguns vidros quebrados.
Após os devidos reparos, o prédio foi aberto para que a empresa gestora, o Instituto Rota Sul de Ciência e Tecnologia, fizesse os ajustes finais para disponibilizar as salas às empresas credenciadas.
Espaço para geração de ideias, negócios, tecnologias e produtos, estava com mais de 90% da ocupação contratual assinada. No entanto, com a demora da inauguração, cerca de 20% das empresas credenciadas desistiram do processo.
O Instituto Rota Sul, formado pelo IFSC, Ajet e Fundação Unisul, é o responsável pela gestão do local. Serão 26 salas disponíveis. Ao todo, 18 empresas iniciarão as operações neste primeiro momento.
Desde que o Centro de Inovação foi concebido em Tubarão, os investimentos chegaram a R$ 12 milhões, com recursos do Estado e contrapartida da prefeitura. O Centro de Inovação poderá alocar empresas de tecnologias e incubadoras que abrigam pequenas e microempresas.
Fomento à inovação e economia
O diretor executivo do Centro de Inovação – Sigma Tech Park, Luiz Antonio Duarte, colunista da Folha Regional, destaca as diversas oportunidades e benefícios que a abertura do prédio proporcionará à cidade, com fomento à inovação e possibilidade de novos investimentos.
“Com a inauguração do Centro de Inovação, Tubarão se tornará um ponto de interesse para investidores nacionais e internacionais. A infraestrutura moderna e o ambiente dinâmico atrairão investimentos que fomentarão ainda mais o desenvolvimento econômico”, afirma.
Ele ainda reforça que além de ser um espaço físico, o Centro de Inovação será um hub de conhecimento e educação. Parcerias com universidades e instituições de ensino permitirão a realização de cursos, workshops e seminários que capacitarão nossa população, preparando-a para os desafios do mercado de trabalho contemporâneo.