Cerimônia de entrega das chaves das salas do Sigma Tech Park está marcada para as 16h
Willian Reis/Folha Regional No próximo dia 25 de setembro, 18 empresas iniciarão oficialmente as operações no Centro de Inovação Sigma Tech Park, localizado no bairro Revoredo, em Tubarão. A cerimônia de entrega das chaves das salas com a presença de autoridades está marcada para as 16h.
Em obras desde 2014, o prédio foi concluído neste mês e deveria ter sido inaugurado ainda no ano passado. Porém, foi um dos atingidos pelos fortes ventos registrados na região em novembro de 2023. O Centro de Inovação teve parte da estrutura de alumínio danificada, e alguns vidros quebrados.
Após os devidos reparos, o prédio foi aberto para que a empresa gestora, o Instituto Rota Sul de Ciência e Tecnologia, fizesse os ajustes finais para disponibilizar as salas às empresas credenciadas.
Espaço para geração de ideias, negócios, tecnologias e produtos, estava com mais de 90% da ocupação contratual assinada. No entanto, com a demora da inauguração, cerca de 20% das empresas credenciadas desistiram do processo.
O Instituto Rota Sul, formado pelo IFSC, Ajet e Fundação Unisul, é o responsável pela gestão do local. Serão 26 salas disponíveis. Ao todo, 18 empresas iniciarão as operações neste primeiro momento.
Desde que o Centro de Inovação foi concebido em Tubarão, os investimentos chegaram a R$ 12 milhões, com recursos do Estado e contrapartida da prefeitura. O Centro de Inovação poderá alocar empresas de tecnologias e incubadoras que abrigam pequenas e microempresas.
Fomento à inovação e economia
O diretor executivo do Centro de Inovação – Sigma Tech Park, Luiz Antonio Duarte, colunista da Folha Regional, destaca as diversas oportunidades e benefícios que a abertura do prédio proporcionará à cidade, com fomento à inovação e possibilidade de novos investimentos.
“Com a inauguração do Centro de Inovação, Tubarão se tornará um ponto de interesse para investidores nacionais e internacionais. A infraestrutura moderna e o ambiente dinâmico atrairão investimentos que fomentarão ainda mais o desenvolvimento econômico”, afirma.
Ele ainda reforça que além de ser um espaço físico, o Centro de Inovação será um hub de conhecimento e educação. Parcerias com universidades e instituições de ensino permitirão a realização de cursos, workshops e seminários que capacitarão nossa população, preparando-a para os desafios do mercado de trabalho contemporâneo.