Os pais e a bebê Celine participaram da sessão e da entrega da moção à enfermeira
A enfermeira Huandra Carla Marcelino, da Estratégia Saúde da Família (ESF), do bairro Santa Lúcia, em Capivari de Baixo, foi homenageada na sessão da Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira, dia 11.
O vice-presidente da Casa Legislativa, Eraldo dos Santos (Progressistas), apresentou Moção de Aplausos à enfermeira, que no último dia 4, salvou uma bebê de apenas 14 dias, afogada com leite materno. Os pais e a bebê Celine participaram da sessão e da entrega da moção à enfermeira.
Os pais desesperados chegaram à unidade de saúde e clamaram por ajuda para a criança, que apresentava sinais de engasgo e dificuldade para respirar. A ocorrência foi registrada por volta das 15h. A profissional de enfermagem contou que Beatriz de Mattos, mãe da pequena Celine de Mattos Kunsler de Souza, percebeu o engasgo após colocar a criança no berço.
Ao chegar na unidade de saúde, a menina foi levada para uma sala e no local, Huandra realizou a Manobra de Heimlich.
O vereador Eraldo dos Santos afirma que o rápido e eficiente atendimento consistiu não apenas em habilidades técnicas notáveis, como também um enorme compromisso com a vida. “Deixo o meu sincero reconhecimento aos profissionais de saúde, em especial, à equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF), do bairro Santa Lúcia, liderados pela enfermeira Huandra Carla Marcelino. Tenho certeza que este fato será contado para a Celine no futuro e ela saberá que no município os profissionais da área da saúde são comprometidos e responsáveis não somente pela sua recuperação e superação, mas de muitos outros moradores e visitantes de Capivari de Baixo”, afirma.
Já no início do atendimento realizado por Huandra, a bebê Celine começou a chorar. Os lábios voltaram ao normal, a criança passou a se mexer e ficou em observação. A médica e os profissionais da ESF estiveram o tempo todo apoiando os pais de Celine e a enfermeira no procedimento.
O engasgo está entre as emergências mais frequentes. Em casos graves, pode levar à morte por asfixia. Agir rapidamente é fundamental para evitar complicações. Após todo o procedimento, a criança foi liberada e os pais puderam levá-la para a casa.