No auge da produção, que deve se dar em até 90 dias, o fogão terá possibilidade de ser usado por 5 a 7 horas por dia
A Escola Municipal de Ensino Básico Santo André, em Capivari de Baixo, começou a uilizar o gás de cozinha produzido pelo biodigestor instalado no final do mês de maio deste ano.
O gás produzido passou a ser utilizado no preparo da alimentação escolar. No auge da produção, que deve se dar em até 90 dias, o fogão terá possibilidade de ser usado por 5 a 7 horas por dia.
O equipamento é um dos três que o municipio recebeu, por meio de um projeto de educação ambiental do Ministério do Meio Ambiente, em convênio com o Consórcio Intermunicipal da Amurel (CIM-Amurel). Tubarão, Armazém e Sangão também foram contemplados com o projeto, mas os equipamentos ainda estão em fase de instalação.
O projeto tem como propósito desenvolver atividades nas escolas municipais, com o objetivo de coletar resíduos orgânicos do refeitório para produção de biogás, que é utilizado nos fogões das escolas, e biofertilizante, para reutilização na horta escolar, podendo ser doado também para a comunidade onde está inserida a escola.