A escola Osny Pereira apresentou o trabalho “termelétrica, tecnologia e sustentabilidade em tempos atuais”
A Escola de Ensino Fundamental Prefeito Osny Pereira, de Jaguaruna, conquistou o 1º lugar da Feira de Ciências promovida pela 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Tubarão e representará a regional na etapa estadual da 17ª Feira Estadual de Ciências e Tecnologia da Educação Básica e Profissional da Rede Estadual de Ensino de SC (FECITEC/SC).
A escola apresentou o trabalho “Termelétrica, tecnologia e sustentabilidade em tempos atuais”, desenvolvido sob a orientação e supervisão da professora de Ciências Clarisy Cristina Pereira e do Atendimento Educacional Especializado em Altas Habilidades/Superdotação, com as professoras Gilvani Teixeira Vieira e Daiana Rodrigues Paes.
A pesquisa foi apresentada pelo aluno Otávio da Rosa dos Santos, junto com seus colegas Camilla Rocha Silvano, Maria Laura Freccia Savi e Erick de Oliveira Cardoso. O estudo estabeleceu um diálogo entre diferentes fontes de energia, incluindo a construção de maquetes que ilustraram o funcionamento de uma usina termelétrica e a escolha de locais de instalação conforme a viabilidade da matéria-prima.
Como parte da preparação, os alunos realizaram visitas a Diamante Energia, em Capivari de Baixo, provedora de energia elétrica para Jaguaruna. Durante as visitas, esclareceram dúvidas sobre o funcionamento da indústria, leis ambientais e ações de mediação ambiental, social e econômica.
O projeto foi inicialmente exposto na Mostra Cultural da unidade escolar, em junho, e posteriormente na Feira Regional de Ciências e Tecnologia, onde recebeu o reconhecimento máximo com o 1º lugar. “A conquista reforça o compromisso da Escola Prefeito Osny Pereira com a inovação, a sustentabilidade e o incentivo à pesquisa científica entre os estudantes”, afirma a direção.
Etapa Estadual
A Feira Estadual de Ciência e Tecnologia/SC – FECITEC/SC – é uma atividade realizada anualmente em Santa Catarina com o objetivo de incentivar a produção de experimentos e estimular o desenvolvimento da criatividade e da capacidade inventiva enriquecendo os estudantes no despertar de vocações, além de incentivar o uso de pesquisas na escola.
A Feira é dividida em três etapas: escolar, regional e estadual. A etapa escolar é realizada dentro da escola e os melhores trabalhos são classificados para a etapa regional. As Coordenadorias Regionais de Educação são responsáveis por organizar esta etapa que classifica os trabalhos destaque para etapa estadual.
Realizada, anualmente, a etapa estadual é um grande evento da Secretaria de Estado da Educação. Nela participam os principais trabalhos de cada regional e é a oportunidade dos estudantes apresentarem seus trabalhos, e mais do que isso, interagir com alunos de outros locais do estado e trocar muita experiência. Nesse ano, o evento acontece de 4 a 6 de novembro, em Florianópolis.